domingo, 21 de agosto de 2011

Filosofia da criação

Texto: Filosofia da criação

Autor: Marly Meira

Palavra essência: Arte

Palavras chaves: Arte na educação, Olhar, Arte e sensibilidade

Disciplina: Processos de criação

Perguntas:


(Arte na Educação)

-A crise da arte, da cultura e da educação contemporânea estão ligadas a que fatores?

-Quais as ações que deveriam ser tomadas para que os alunos se interessassem mais pela disciplina de arte?

-Qual é o papel da arte contemporânea na arte educação?




(Olhar)

- O que as imagens possibilitam ao nosso olhar?

-Como podemos utilizar nosso olhar para interagir com a arte?

- Qual a ferramenta fundamental para ter um olhar bem treinado?


(Arte e sensibilidade)

-Qual é a teórica da História que fluência sobre o trabalho, atual da arte?

- Porque devemos tranças educação, arte e cultura no lugar da cultura na vida humana como vivência?

-Qual é a competência da estética em determinado tema ou na própria arte?


Síntese

Segundo o texto filosofia da criação da autora Marly Meira, a arte tem um material bruto que nos permite entrar em relações de observação, interpretação, interferência no ambiente nas práticas e teorias.

Dentro do campo da educação existem poucas publicações que analisam a relação da escola com a cultura cotidiana, assim assuntos tais como a arte contemporânea e a semiótica visual, são tratados superficialmente nas publicações sobre o ensino da arte.

Com a escasses de materiais acaba acarretando em falta de preparo tantos para futuros professores assim como para os alunos.

A arte contemporânea parou de representar o mundo para representar a sua realidade, ainda não estamos preparados para isso, talvez esse seja o principal motivo pelo qual a maioria das pessoas ainda olham para ela de forma preconceituosa a ponto de questionar, isso realmente é arte?

Diante de um mundo globalizado e formas de ensino ultrapassadas para nosso século e realidade, a arte contemporânea torna-se uma ferramenta poderosa no ensino, pois se trata da arte feita em nosso tempo, trazendo lições poderosas sobre modos de olhar.

Para termos um olhar bem treinado, precisamos ter um bom repertório, esse repertorio consiste de imagens á embasamentos teóricos.

O papel das imagens é possibilitar viagens do pensamento fora do corpo,viagens ao nosso imaginário, para que o mundo assim seja desdobrável para nós.

A historia estabelece, nas influencias teóricas o fazer da arte ao sentido de poética e a estética das pedagogias, tanto em âmbito escolar como extra escolar relativamente á estética do cotidiano

Na educação, arte e cultura podem ser compartilhadas de maneiras iguais.

A estética que propõe uma competência fundamental, em relação a arte, que apresenta a crise do Brasil , os significados e as praticas através da reflexão sobre o imprevisível, o complexo e incalculável.

Os jovens de nosso século cada vez mais, estão desinteressados pela escola, porque os métodos de ensino são os mesmos há décadas.

A educação precisa evoluir, compartilhar da evolução das tecnologias por exemplo, a didática dos professores devem ser ampliadas, devemos ter aquilo que aprendemos presente no nosso cotidiano, transformando a teorias em práticas.

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