segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Maneirismo


Contextualizando

Num período de transformações ocorridas na passagem da Idade média para a idade moderna, era inevitável que ocorresse mudanças na religião.
"No decorre do século XV, alguns humanistas apontavam erros cometidos pela igreja, era comum a venda de relíquias sagradas como pedaços da cruz por exemplo.
Surgiu então Martinho Lutero, suas propostas provocariam um movimento de transformação religiosa em toda a europa ocidental
Lutero afixou na porta da igreja 95 teses que discordavam a prática católica daquela época, após alguns anos as ideias de luteri levaram os nobres a reivindicar autonomia religiosa dos principados germânicos em relação a Roma". ( DIVALTE,2002, p.116)

"Chamamos de protestantismo, os movimentos que propunham reformas na Igreja Católica, umas dessas formas apareceu na Inglaterra, onde o rei Henrique VIII, rompeu com o papa em 1534, estabelecendo ali a igreja anglicana.

A reação da igreja católica ficou conhecida como Contra-Reforma, a ordem dos Jesuítas surge em 1534,na américa eles começavam a chegar por volta de 1549 no intuito de evangelizar a população que ali se encontravam,era o fim do monopólio da fé, a partir do calvinismo surgiram estímulos ao desenvolvimento capitalista, criando uma ética favorável ao lucro."( DIVALTE,2002, p.117)


Maneirismo

" O termo maneirismo aplica-se a um movimento amplo de vista artística, e não a um único estilo, o maneirismo italiano surgiu o declínio do Renascimento, durando cerca de 60anos, entre 1520 e 1580, sendo influenciado por artistas como Michelangelo e Rafael.
A arte maneirista se caracteriza por um refinamento assumido, muitas vezes exagerado ou forçado, a fim de empolgar o observador." (BECKETT, 1997, p.139)
Mas tudo soava de maneira artificial, Rosso (Giovanni Battista di Jacopo, 1494-1540) era conhecido na França como um homem neurótico, suas obras preenchiam todo o quadro como podemos ver na figura a baixo na obra intitulada Moisés e as Filhas de Jetro:






"Pontorno (Jacopo Carucci. 1494- 1556) também era hipersensível e neurótico, sua arte é nervosa e estranha, impressionando-nos com uma espécie de agitação, os dois artistas eram alunos do talentoso Florentino Andrea del Sarto.
Pontorno foi o professor de Bronzino (Agnolo di Cosimo, 1503- 1572), em Bronzino temos um resplendor gelados, seus retratos frios eram admirados na época.
Uma das obras mais famosas de Bronzino é a Alegoria com Vênus e Cupido."(BECKETT, 1997, p.141)



"Entre a alta renascença e o Barroco, desde a Morte de Rafael, em 1520, até 1600 a arte ficou num impasse, " os reis praticamente imploravam por obras de Michelangelo e Rafael, "a arte atingia o auge da perfeiçãoe harmonia. E agora?
A resposta foi trocar a razão pela emoção, a realidade pela imaginação, os artistas abandonaram o realismo baseado na observação, em busca de algo novo acabavam exagerando na beleza idealizada por Michelangelo e Rafael.
Roma tinha sido tomada pelos germânicos e espanhóis e a igreja perdeu o poder com a reforma.
O nome maneirismo vem do italiano di maneira, a obra era realizada conforme a maneira do ar
tista e não ditada pela representação na integra da natureza.
Os corpos retratados geralmente são alongados,mas as vezes pesados e musculosos, as cores são sombrias , aumentando a tensão, movimento e iluminação irreal.
Maneiristas notáveis foram Pontormo e Rosso, Bronzino, Parmigiano e Benvenuto Cellini."( STRICKLAND,BOSWELL 1999, p.44)


A Última Ceia- Tintoretto,1594














Nenhum comentário:

Postar um comentário