terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Arte Concreta



O movimento concreto no Brasil tem duas vertentes, uma em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

No Rio, ex-alunos de Ivan Serpa formaram o Grupo Frente, no qual a lionguagem geométrica é evidenciada proporcionando experiências à indagação.

Foram membros do Frente: Franz Weissmann, Lygia Clark, Aluísio Carvão, Hélio Oiticica, Abraão Palatnik, Lygia Pape, Amilcar de Castro e Ivan Serpa. Sua primeira exposição foi em 1953.

Podemos dizer que a ate concreta é desprendida totalmente da imitação da natureza.

Alguns movimentos modernos, como as obras de Wassily Kandinsky, os construtivistas russos e o neoplaticismo de Mondrian deram embasamento à arte concreta.

Outra grande influência para a arte concreta brasileira foi a obra de Max Bill, que havia sido aluno da Escola Bauhaus e que, depois foi lecionar na Escola de Ulm, na Alemanha.

A arte concreta também se baseia numa concepção matemática, nas formas geométricas, numa arte sem qualquer referência do mundo exterior.

O movimento surgiu como reação ao ambiente artístico da época, dominado por pintores figurativos, tais como Portinari, Di Cavalcanti e Lasar Segall.

A I Bienal de São Paulo, em 1951, trouxe obras d artistas concretos e concedeu o Grande prêmio a Max Bill, incentivando os artistas brasileiros a seguirem um caminho abstrato.

Mary Vieira e Almir Mavignier são artistas independentes do movimento, ambos foram para Alemanha com o fim de lecionar após contato com Max Bill.






Unidade tripartida (1948-1949), de Max Bill.






Franz Weissmann - escultura em aço - Avenida Paulista









Em São Paulo, o Concretismo foi representado pelo grupo Ruptura, cuja primeira exposição aconteceu em 1951 e contou com a participação dos seguintes artistas: Waldemar Cordeiro, Geraldo de Barros, Luis Sacilotto e Hermelindo Fiaminghi.

Em 1956 aconteceu a I Exposição Nacional de Arte Concreta, onde teve a participação dos artistas concretos de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A exposição teve uma grande repercussão, pois revelou grandes divergências entre os dois grupos.

Os paulistas defendiam os princípios racionalistas concretos, enquanto os cariocas eram mais

abertos à experimentação e à expressão.

Os cariocas romperam com o Concretismo paulista e criaram o Neoconcretismo , cuja a primeira exposição aconteceu em 1959.

O Neoconcretismo revelou alguns dos artistas mais importantes e criativos que o Brasil conheceu, entre esses artistas podemos destacar Lygia Clark.

A artista produziu trabalhos concretos e, aos poucos concebia uma arte cada vez

mais radical.

Seus "bichos" eram esculturas em alumínio, que podiam ser manipuladas pelo espectador, Lygia foi para Paris dar aulas, lá continuou desenvolvendo experiências que mexiam profundamente com a percepção sensorial.

Ao lado podemos conferir uma imagem da obra, cujo o título é " Bicho Contrário II".









Lygia Pape é uma artista carioca ainda hoje atuante. A última Bienal de São Paulo exibiu um vídeo da obra "Divisor" (1968), a Mostra do Redescobrimento exibiu também uma obra da artista, onde a artista se baseou no "Manto Tupinambá", exposto no mesmo evento.



Hélio Oiticica também teve uma produção artística bastante inovadora, o artista se apropriava de coisas do cotidiano para criar suas obras.

Defendia que o espectador também tem que participar da obra, tem que entrar em seus ambientes e experimentar.

O artista era carioca, e sua obra reflete essa relação profunda com sua cidade.

Freqüentou a Escola de Samba Mangueira, as favelas e era amigo dos moradores, de prostitutas e bandidos. Esteve ligado com todo o ambiente do movimento tropicalista, era amigo de Caetano Veloso, Wally Salomão, entre outros.

Abaixo podemos conferir uma imagem que traz o detalhe da obra "Invenção da Cor", que se encontra no instituto Inhotim e que se trata de Nove paredes em alvenaria, tinta acrílica, tela de arame e cobertura com estrutura de metal e vidro.










Abstracionismo Informal



É aquele cujo o caráter não é geométrico, mas informal, gestual. Influências dessa vertente abstrata são os artistas Antonio Tapies, Georges Mathieu, o inglês Francis Bacon e o grupo CoBra (iniciais das cidades onde os artistas moravam) cujo os artistas valorizavam a arte infantil, primitiva, popular.

É uma alternativa ao rigor do geometrismo abstrato, entre os artistas nascidos no Japão mas formados no Brasil, podemos destacar : Manabu Mabe, Tomie Ohtake e Flávio Shiró, que resgataram o gestualismo do abstracionismo caligráfico oriental.









Confira: Lygia Pape, vídeo retirado do youtube e que mostra imagens da Obra "Divisor"















Fontes das Imagens:





Data de acesso: 17/02/2011

Material de apoio: História da Arte Brasileira- Sistema de Ensino Energia



Nenhum comentário:

Postar um comentário