terça-feira, 13 de julho de 2010

Pré História


Como tudo começou???


O surgimento do homem sempre foi um assunto polêmico, para a maioria dos cientistas somos descendentes dos primatas através da teoria da evolução de Charles Darwin.
Existe ainda a teoria do criacionismo que parte do pressuposto de que homem é fruto de criação divina.
Embora existam essas duas possibilidades, não podemos comprovar com exatidão de qual seja a possibilidade verdadeira, pois são apenas teorias.
Igreja e ciência sempre se confrontaram, existe um grupo de pessoas que defendem o evolucionismo dentro do criacionismo.
Segundo o livro História - Divalte da editora ática, para facilitar o estudo da história da humanidade, os historiadores costumam dividi-la em períodos e segundo eles os grandes períodos da história do homem são:
Pré história: que se estende da origem da humanidade até o desenvolvimento da escrita, por volta de 3500 a.C.
Idade Antiga: do desenvolvimento da escrita até a desagregação do Império Romano do ocidente, em 476 d.C.
Idade média- da desagregação do Império romano do ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turcos, em 1453.
Idade Moderna: da tomada de Constantinopla até a Revolução Francesa em 1789.
Idade Contemporânea: da revolução Francesa até os dias de hoje.
Hoje sabemos que o passado de cada sociedade apresenta aspectos específicos que resultam em um presente diferente.
Dentro destas divisões de períodos existe outra divisâo tendo a seguinte ordem:
Idade da Pedra Lascada (Paleolítico)- que vai desde a origem da humanidade até cerca de 10mil a.C.
Idade da pedra polida (Neolítico): estende-se de 10mil a.C até cerca de 6mil a.C.
Idade dos Metais: abrange os dois últimos milênios que antecedem os aparecimento da escrita, por volta de 3500 a.C
Nessa fase, alguns grupos humanos substituíram a pedra por metais, como o cobre e o bronze.
( DIVALTE,2002)



Período Paleolítico

Segundo o Autor Arnold Hauser em História da Literatura e da Arte o período Paleolitíco no campo da arte é marcado por produções de característica naturalista, O “artista” paleolítico pintava apenas aquilo que via, quando pintava um animal na rocha produzia um animal real.
Os desenhos produzidos nas cavernas do período paleotico são fiéis à forma e tamanho dos animais retratados, permite traduzir aspectos vividos pelos homens desse tempo. O homem era nômade, ou seja não tinha um lugar fixo para morar, não tinha a cultura de armazenar alimentos, podemos dizer que este tinha um único objetivo: satisfazer sua fome. Nesse tempo não existia a ideia de religiosidade e muito menos se pensava em vida após a morte.
























Quanto aos que usavam estes eram amarrados por cipós, muitas vezes o homem paleolítico caçava com flechas de pedras, com o tempo houve uma aprimoramento na confecção dos instrumentos de caça empregando ossos e chifres em suas construções.
Em algumas regiões pequenas comunidades eram formadas e unidas por interesses comuns existindo uma divisão de trabalhos, baseada no sexo e idade de cada integrante. (HAUSER,1999)
A vênus mais antiga da história da Arte sem dúvida nenhuma é a Vênus de Willendorf de 11cm com a data de 21000 a.C.
A primeira mudança estilística no campo da arte aconteceu entre a mudança do período Paleolítico para o Neolítico, que por sinal levou alguns milhares de anos para acontecer.
A figura humana humana, por exemplo, passa a ser representada por meio de retas verticais para o corpo e duas semicircunferências, uma voltada para cima e outra para baixo para os braços e pernas.
Com as alterações climáticas, a população humana aumentou de maneira espantosa, com isso nasceu a ideia de cultivar o próprio alimento, o aprendizado do cultivo de plantas provocou mudanças muito importante na vida dos seres humanos.
“Após aprender a plantar, o ser humano conseguiu domesticar animais. Acredita-se que o cachorro tenha sido o primeiro a se aproximar das casas em busca de alimentos”. ( DIVALTE,2002 p.11)
Alguns pensadores alegam que o homem passou a desenhar o que via de forma estilizada por conta de alguns fatores, entre eles podemos destacar: A domesticação de animais, a agricultura e principalmente a religiosidade, esses fatores contribuíram para que o olhar do homem sofresse alteração.
Com a pecuária e agricultura, o homem passa de dependente da natureza, à dominador da mesma.
Surge a necessidade de ídolos, amuletos, símbolos sagrados, cerimônias fúnebres e monumentos funerários.
A arte desse período é tratada como representação religiosa e também como ornamentação secular", ou seja ao mesmo tempo que nos deparamos com relíquias de ídolos e de uma arte sepulcral, nos deparamos com cerâmicas seculares com formas decorativas.
Os ritos fúnebres revelam que o homem começa a encarar a alma como algo separado de nosso corpo, o animismo que caracterizava essa época era dividido entre realidade e supra realidade, tratava de um mundo visível (corpo) e um mundo invisível que era habitado pelos espíritos.


O homem tendia á abstração, os desenhos representavam tanto um mundo real e temporal como um mundo que viria. Este é o motivo principal para a estilização dos homens e animais retratados nos desenhos.
Segundo Arnold Hauser, os ritos fúnebres revelam que o homem começa a encarar a alma como algo separado de nosso corpo, o animismo que caracterizava essa época era dividido entre realidade e supra realidade, tratava de um mundo visível (corpo) e um mundo invisível que era habitado pelos espíritos.
“Por volta de 6mil a.C, alguns grupos humanos descobriram a técnica de produção de cerâmica pelo aquecimento da argila, também aprenderam a converter fibras de linhos e lãs em fios e estes em tecido. Aos poucos começaram a trabalhar com metais para produzirem instrumentos. O primeiro metal foi o cobre, mas não houve uma substituição imediata da pedra.
O bronze é resultante da fusão entre cobre e estanho, descoberto pelo homem há mais de 5mil a.C, era muito utilizado na confecção de utensílios, armas e ferramentas.” (DIVALTE, 2002)
Dentro dos grupos sociais haviam as pessoas que eram chamadas de artesões, essas pessoas tinham habilidades em trabalhar com cerâmica, tecelagem ou metalurgia.
Incia-se as trocas de mercadorias entre os grupos humanos, o comércio e as guerras para as conquistas de poder,” esses acontecimentos pertencem à Idade dos Metais.













Nenhum comentário:

Postar um comentário