segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Gotico


Contextualizando
O mundo Feudal em Transformação

"A sociedade feudal conheceu, entre os séculos XI e XIII, um período de grandes mudanças, assinalado pelo advento da arte gótica e das Universidades.
Houve um aumento na população, que em trezentos anos passou de 18milhões no ano de 800para 26milhões no ano de 1100, em 1200 essa marca chegou a 34milhões, isso quer dizer que em quatrocentos anos a população praticamente dobrou.

Nesse período aconteceram as famosas cruzadas, no século XI, grande parte dos domínios árabes, caiu em poder dos turcos seldjúcidas, um povo vindo do oriente, que convertera ao islã.
Os turcos proibiram a peregrinação dos cristãos à terra santa, diante disso o papa Urbano II, em 1095, fez um apelo aos nobres na França pela libertação da terra santa.

Assim, no seguinte tiveram inicio as Cruzadas. Costurando cruzes vermelhas sobre roupas, nobres, camponeses, pobres, mendigos e até mesmo crianças que partiam em grandes expedições militares, " a primeira cruzada conseguiu conquistar Jerusalém após três anos de luta.
Fizeram-se outras sete cruzadas, a última em 1270 foi um fracasso,apesar disso em consequência dessas cruzadas, o mediterrâneo foi reaberto à navegação européia e os contatos culturais entre ocidente e oriente foram restabelecidos.

O comércio era praticado nas vilas perto dos castelos, "propiciando o aparecimento de um núcleo denominado burgos, a partir dos burgos desenvolveram0-se novas cidades e ao mesmo tempo as antigas cidades ganhavam mais vida.
As atividades comerciais restabeleceram o uso da moeda, logo várias moedas de diferentes lugares circulavam entre a feira, então houve a necessidade de se criar um câmbio, os que dedicavam à troca de moedas eram conhecidos como cambistas, que acabavam fazendo empréstimos, a partir dai surgem os bancos.


No inicio, toda a população do burgo chamava-se burguesia, mais tarde esse termo passou a designar apenas comerciantes, banqueiros e alguns artesãos ricos.
Nas cidades, a produção artesanal torna-se intensa, com isso são criadas pequenas associações que eram também conhecidas como corporações de ofício, ao mesmo tempo formavam-se associações de comerciantes também conhecidas por guildas.
"Os produtos orientais trazidos pelos comerciantes da península Itálica eram revendidos para toda a Europa, tornando a Itália o principal centro comercial europeu.
Ao norte da europa criou-se outro importante centro comercial na região de Flandres (Atual Bélgica), desse modo, entre os séculos XIII e XIV, formou-se na Europa uma verdadeira rota por onde fluia um mercado intenso e próspero.

A partir dai, cria-se novas formas de enriquecimento, "por meio de atividades bancárias e do comércio de mercadorias, essas novidades indicariam o aparecimento do capitalismo que por sua vez ocuparia o sistema do feudalismo aos poucos nos séculos seguintes.
No século XVI na dissolução do feudalismo acontece a chamada crise do século XIV, a produção de alimentos não era mais suficiente para atender toda a população, a falta de estrutura das cidades acabou contribuindo para o aparecimento de doenças, entre elas a epidemia mais conhecida entre nós é a peste negra, que entre os anos de 1348 e 1350 matou um terço de toda a população européia."(PETTA,OJEDA.2002)



A arte Gótica-

" Entre 1200 e 1500, os construtores medievais ergueram estruturas góticas atingindo alturas ainda não vistas no mundo da arquitetura. As catedrais góticas não conheceram a idade das trevas, os construtores usavam arcos pontudos e competiam entre si para ver quem erguia as construções mais altas, muitas vezes algumas naves despencavam mas eram reconstruídas pelos fiéis." (STRICKLAND, BOSWELL 1999, p.28)
Ao lado podemos ver a catedral de Sainte- Chapelle, uma catedral tipicamente gótica, vitrais permitiam que a luz entrasse com mais facilidade, eram ricos em detalhes e ilustravam histórias do antigo e novo testamento, permitindo uma evangelização ilustrada para os fiéis que não sabiam ler.




A influência gótica nasceu por volta de 1150, numa área pequena, que compreendia Paris e arredores, "com as cruzadas o estilo foi levado até mesmo ao oriente, por volta de 1450 se inicia o período de declínio do gótico, que já não incluía a Itália e em 1550 já havia desaparecido por completo."(H.W.Janson, 1996, p.131)
Nas fachadas encontramos as rosáceas,que eram as janelas góticas.

Catedral de Notre-Dame, Paris


"O Gótico teve inicio na arquitetura, a escultura gótica esteve ligada à arquitetura inicialmente, mas logo perdeu essa característica, suas maiores realizações nesse campo dá-se entre os anos de 1220-1420 e a pintura teve seu apogeu criativo em 1300e 1350.

O estilo Gótico durou cerca de 200 anos em alguns lugares e atingiu toda a Europa, os italianos foram os primeiros a utilizar o termo gótico, em relação à arquitetura é um equivoco dizer que a abóbada ogival foi uma inovação desse período, mas foi um elemento que se tornou mais popular dentro das construções dando mais liberdade para os arquitetos.

A pintura gótica surgiu na Itália durante o século XIII, quando ainda era denominada pela arte bizantina, a pintura demorou muito mais que a arquitetura e a escultura para assimilar a influência gótica, nos primórdios da pintura já apresentava maior realismo se comparado com a arte românica e a bizantina.

Giotto foi um artista revolucionário ,a pintura em painéis manteve-se viva na Itália,o estilo neo-bizantino denominados por muitos da nova maneira grega aconteceu logo após a conquista de Constantinopla pelos exércitos da quarta cruzada, em 1204. A maneira grega prevaleceu até o fim do século XIII, nesse período os arquitetos e escultores estavam assimilando o estilo gótico.


Giotto, Entrada de Cristo em Jerusalém, Afresco, Capela da Arena, Pádua








Óleo

Os irmãos Van Eyck, "iniciaram a carreira como pintores de iluminuras, durante muitos anos foi atribuído à eles a descoberta da tinta óleo,mas na realidade esse recurso já existia e era empregado na pintura de esculturas e para velar a têmpera.
Os irmãos na realidade, desenvolveram um verniz que secava de forma uniforme que podemos ver na pintura "O casamento dos Arnolfini" por exemplo, nome atribuído por nós para denominar esta obra que não possui título, hoje ela se encontra no National Gallery, em Londres.
Os irmãos introduziram elementos que possibilitavam leituras a cerca de um casamento, o casal retratado era Giovanni Arnolfini e Giovanna Arnolfini, o Rapaz era mercador e a moça era filha de outro mercador
Existe até mesmo a assinatura do artista produzida de forma sutil.
Estamos falando do Gótico do Norte,ainda houve a pintura gótica tardia, que acabou se baseando em muito na renascença italiana que estava nascendo, assim duas vertentes, a arte gótica e a renascentista viveram lado a lado na primeira metade do século XVI." ( BECKETT,1997)














Fonte das Imagens:



Nenhum comentário:

Postar um comentário