domingo, 14 de novembro de 2010

Barroco no Brasil


"O Brasil Barroco se caracteriza basicamente pela arquitetura e representação religiosa, o século XVII é um período de transição para o fausto barroco, mas vemos que se desenvolve a arquitetura religiosa, a produção de talha, imagens e pintura.
Em Salvador o estilo se manifestou claramente, lá podemos destacar a fachada simétrica com volutas da catedral como podemos ver ao lado.
Muitas das imagens religiosas que existiam nas igrejas desse século vinham de Portugal, mas também haviam produções locais sendo que muitos autores permaneceram no anonimato.
A descoberta de minas de ouro no final do século XVII foi o principal responsável pela experiência artística desse momento, na escultura houve o destaque a obra do mestre Valentim, na pintura Leandro Joaquim.





Podemos dizer que a produção artística do século XVIII no Brasil esteve ligada aos contextos econômico, social e político de cada região.
Em Minas Gerais não foi somente a abundância de ouro que impulsionou a produção artística, porque mesmo com a decadência da produção das minas as construções com vários detalhes em ouro continuaram sendo erguidas.
As igrejas barrocas eram construídas com o auxílio dos escravos, pintores e escultores, no caso de Minas Gerais, a matéria prima para tais construções eram do próprio local devido ao difícil acesso à região, onde impossibilitava o transporte de materiais vindos de Portugal.
Os artesãos mineiros não encararam essa dificuldade como obstáculo, mas como estímulo para procurar na realidade local, o material necessário para se trabalhar, o resultado desse fato foram soluções originais, como exemplo temos as esculturas em pedra-sabão realizadas por Alejadinho.
No século XVIII, os padres dessa região não pertenciam a nenhuma ordem religiosa (franciscana, beneditinos, jesuítas).
Abaixo conferimos algumas imagens da Igreja de São Franciso de Assis localizada em Ouro Preto.



Igreja de São Franciso de Assis


Interior da Igreja

Teto da Igreja







Quem Foi Aleijadinho?
Nascido em Ouro Preto, em 1730 ou 1738, era filho do arquiteto e mestre-de-obras Manuel Francisco Lisboa e de uma escrava.
Formou-se através da experiência do pai e do contato com outros artistas, foi amigo de Cláudio Manuel da Costa, líder da inconfidência Mineira.
Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) aos 50 anos ficou possivelmente com lepra nervosa, a doença lhe consumiu os dedos, a doença progrediu e o artista teve que trabalhar até mesmo de joelhos.
O Aleijadinho desfrutou do sucesso ainda em vida, havia grande procura por seus trabalhos, várias cidades e vilas solicitavam o artista para construir retábulos, púlpitos e ornamentos.
Muitas de suas obras eram produzidas em tamanho natural, ao lado vemos o Detalhe do busto do Profeta Daniel, em pedra sabão, por Aleijadinho, no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG."
(Sistema de Ensino Energia, História da Arte Brasileira)










Fonte das Imagens


Nenhum comentário:

Postar um comentário