quinta-feira, 16 de abril de 2020

Fazendo Arte com Frotagens


Antes de conhecermos o que é Frotagem, tente observar as formas representadas e analise:

- O que as obras representam?

- Como você acha que as obras foram feitas? 

-Quais materiais o artista utilizou na produção destas obras?





As obras acima  foram feitas pelo artista alemão Max Ernst ( 1891- 1976). ele nasceu na cidade de Bruhl, na Alemanha e começou a pintar aos 18 anos.
O artista pintava, desenhava e fazia esculturas com o intuito de experimentar novos jeitos de fazer arte e muitas vezes criava imagens de coisas e seres que não existem na vida real, como a que aparece na obra ao lado.
A técnica de frotagem é um jeito de desenhar que foi desenvolvido por Max Ernst. ele colocou uma folha de papel sobre um piso de madeira e esfregou um pedaço de carvão sobre ela.
As marcas da madeira e as linhas entre as tábuas surgiram na folha, formando um desenho. o artista gostou do que viu e percebeu que poderia fazer isso usando materiais diferentes.

Essa informações foram retiradas do Livro Didático LigaMundo e foram repassadas para as turmas dos 2º anos da E.B.M.Professora Olga de Andrade Borgonovo e E.B.M. Professor Donato Alípio de Campos, durante o primeiro trimestre de 2019.

Os alunos experimentaram a técnica em duas atividades distintas:

- Produção individualizada de uma composição artística, utilizando a técnica frotagem com o auxílio do uso de moedas.

- Produção em grupo de uma composição artística, utilizando a técnica frotagem com o auxílio do uso de diferentes materiais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário