Projeto Arte Animada foi desenvolvido no 8º Ano 01 durante o quarto bimestre de 20011, na E.B.M.Professora Lúca Tschoke. Foram necessárias cerca de nove aulas para a aplicação e conclusão do projeto.
Segundo Gabriela Brioschi (2003), o desenho animado é considerado o processo de dar "ilusão" de movimento a objetos inanimados ou mesmo a desenhos. Antes do primeiro desenho animado surgir, vários brinquedos e experimentos foram feitos para proporcionar a visão de movimento.
O primeiro desenho animado da história foi " Gertie the dinossaur", que foi feito em 1909, nos EUA, por Winsor McCay.O desenho animado passou por muitas técnicas desde seu surgimento.
Walt Disney foi responsável por inúmeras inovações de técnicas e pelo primeiro longa metragem em desenho animado "Branca de Neve em 1937".
No leste europeu, muitos desenhos animados foram utilizados pelo regime comunista no intuíto de passar mensagens educativas.
Atualmente, o desenho animado é muito utilizado em propagandas de televisão, vídeos educativos, videoclipes, etc.
Existem mostras e exibições especiais desse gênero, um bom exemplo é o Festival Anima Mundi, realizado todos os anos desde 1993, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com a apresentação de curtas e longas- metragens, seriados e comerciais.
Para quem se interessar em conhecer mais sobre o festival anima mundi, acesse http://www.animamundi.com.br/
A arte de registrar imagens entrou na história da arte muito antes da invenção da fotografia, muitos artistas se preocupavam em produzir desenhos, pinturas e esculturas de forma verossimilhante (próximo do real).
O princípio básico da fotografia é o da câmara escura que é conhecido desde a Antiguidade.
Consta que em 1826, foi apresentada a primeira fotografia ao mundo.
No início as fotos eram feitas com pesadas placas de metal ou vidro e a invenção do filme fotográfico foi muito importante pata a popularização da fotografia.
Acredita-se que o francês Hercule Florence fez algumas experiências pioneiras na linguagem da fotografia no Brasil em 1833. Dom Pedro II foi um grande incentivador da arte da fotografia. Ele teve sua primeira máquina fotográfica aos quinze anos, além de fotografar foi dono de uma importante coleção de fotografias, que hoje pode ser observadas em museus.
*As informações acima, estão contidas no livro Arte Hoje 7 da autora Gabriela Brioschi
As duas primeiras aulas foram utilizadas para apresentar informações referentes ao surgimento da linguagem da fotografia e do desenho animado. Para complementação do conteúdo, decedi elaborar uma pequena apresentação em slides que traziam informações sobre as fotografias que marcaram a história, com o objetivo de demonstrar para os alunos a importância da linguagem fotográfica enquanto fonte de registros de fatos históricos. Além dessas imagens, trouxe pequenos vídeos de stop motion´s retirados do Youtube e um vídeo que contava a história da fotografia.
Também complementei a aula apresentando um pequeno stop motion que produzi com imagens do Pré Abelinha Feliz, onde leciono aulas de artes para a educação infantil. O vídeo pode ser conferido abaixo:
Na aula seguinte, os alunos fizeram um pequeino experimento de animação, onde dividiram a folha sulfite ao meio e criaram um desenho em dois movimentos diferentes. As folhar foram sobrepostas, os alunos criavam o movimentos levantando e abaixando uma das folhas.
As proximas 4 aulas foram usadas para a criação de um stop motion, os alunos foram divididos em grupos para facilitar o trabalho e por conta de alguns não possuírem maquinas fotográficas e celulares.
A temática do trabalho foi livre, algumas equipes aproveitaram o tempo estipulado.
A próxima aula, editamos os vídeos no programa Windows Movie Maker e na aula seguinte assistismos os vídeos e fizemos uma auto avaliação individual, onde cada aluno avaliou seu processo durante a aplicação do projeto, dando para si mesmo uma nota de 0 à 10.
Os vídeos feitos pelos alunos podem ser conferidos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=gWELONra7Fc
Dicas importantes para a produção de um Stop Motion:
-Planeje sua filmagem – procure elaborar um roteiro, espaço de movimentação dos personagens e cenário para não ter nenhuma surpresa durante a filmagem e acabar perdendo tempo e trabalho.
-Utilize menos quadros por segundo (fps)
– vídeos usam 30 fps e fazer isso em Stop Motion dará um bom trabalho. Tente usar 12 ou 15 e você em um bom número!
-Evite movimentar a câmera – quanto menos movimentar a câmera melhor será o resultado final.
-Aproveite recursos do editor – alguns efeitos de movimentação podem ser adicionados na edição, o que poupa trabalho e evita erros durante as filmagens. -Suavidade de movimentação – para tornar mais real sua animação, suavidade nos movimentos é essencial. Isso pode ser incrementado através do efeito Blur (desfoque) do editor de vídeos.
Segundo Gabriela Brioschi (2003), o desenho animado é considerado o processo de dar "ilusão" de movimento a objetos inanimados ou mesmo a desenhos. Antes do primeiro desenho animado surgir, vários brinquedos e experimentos foram feitos para proporcionar a visão de movimento.
O primeiro desenho animado da história foi " Gertie the dinossaur", que foi feito em 1909, nos EUA, por Winsor McCay.O desenho animado passou por muitas técnicas desde seu surgimento.
Walt Disney foi responsável por inúmeras inovações de técnicas e pelo primeiro longa metragem em desenho animado "Branca de Neve em 1937".
No leste europeu, muitos desenhos animados foram utilizados pelo regime comunista no intuíto de passar mensagens educativas.
Atualmente, o desenho animado é muito utilizado em propagandas de televisão, vídeos educativos, videoclipes, etc.
Existem mostras e exibições especiais desse gênero, um bom exemplo é o Festival Anima Mundi, realizado todos os anos desde 1993, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com a apresentação de curtas e longas- metragens, seriados e comerciais.
Para quem se interessar em conhecer mais sobre o festival anima mundi, acesse http://www.animamundi.com.br/
A arte de registrar imagens entrou na história da arte muito antes da invenção da fotografia, muitos artistas se preocupavam em produzir desenhos, pinturas e esculturas de forma verossimilhante (próximo do real).
O princípio básico da fotografia é o da câmara escura que é conhecido desde a Antiguidade.
Consta que em 1826, foi apresentada a primeira fotografia ao mundo.
No início as fotos eram feitas com pesadas placas de metal ou vidro e a invenção do filme fotográfico foi muito importante pata a popularização da fotografia.
Acredita-se que o francês Hercule Florence fez algumas experiências pioneiras na linguagem da fotografia no Brasil em 1833. Dom Pedro II foi um grande incentivador da arte da fotografia. Ele teve sua primeira máquina fotográfica aos quinze anos, além de fotografar foi dono de uma importante coleção de fotografias, que hoje pode ser observadas em museus.
*As informações acima, estão contidas no livro Arte Hoje 7 da autora Gabriela Brioschi
As duas primeiras aulas foram utilizadas para apresentar informações referentes ao surgimento da linguagem da fotografia e do desenho animado. Para complementação do conteúdo, decedi elaborar uma pequena apresentação em slides que traziam informações sobre as fotografias que marcaram a história, com o objetivo de demonstrar para os alunos a importância da linguagem fotográfica enquanto fonte de registros de fatos históricos. Além dessas imagens, trouxe pequenos vídeos de stop motion´s retirados do Youtube e um vídeo que contava a história da fotografia.
Também complementei a aula apresentando um pequeno stop motion que produzi com imagens do Pré Abelinha Feliz, onde leciono aulas de artes para a educação infantil. O vídeo pode ser conferido abaixo:
Na aula seguinte, os alunos fizeram um pequeino experimento de animação, onde dividiram a folha sulfite ao meio e criaram um desenho em dois movimentos diferentes. As folhar foram sobrepostas, os alunos criavam o movimentos levantando e abaixando uma das folhas.
As proximas 4 aulas foram usadas para a criação de um stop motion, os alunos foram divididos em grupos para facilitar o trabalho e por conta de alguns não possuírem maquinas fotográficas e celulares.
A temática do trabalho foi livre, algumas equipes aproveitaram o tempo estipulado.
A próxima aula, editamos os vídeos no programa Windows Movie Maker e na aula seguinte assistismos os vídeos e fizemos uma auto avaliação individual, onde cada aluno avaliou seu processo durante a aplicação do projeto, dando para si mesmo uma nota de 0 à 10.
Os vídeos feitos pelos alunos podem ser conferidos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=gWELONra7Fc
Dicas importantes para a produção de um Stop Motion:
-Planeje sua filmagem – procure elaborar um roteiro, espaço de movimentação dos personagens e cenário para não ter nenhuma surpresa durante a filmagem e acabar perdendo tempo e trabalho.
-Utilize menos quadros por segundo (fps)
– vídeos usam 30 fps e fazer isso em Stop Motion dará um bom trabalho. Tente usar 12 ou 15 e você em um bom número!
-Evite movimentar a câmera – quanto menos movimentar a câmera melhor será o resultado final.
-Aproveite recursos do editor – alguns efeitos de movimentação podem ser adicionados na edição, o que poupa trabalho e evita erros durante as filmagens. -Suavidade de movimentação – para tornar mais real sua animação, suavidade nos movimentos é essencial. Isso pode ser incrementado através do efeito Blur (desfoque) do editor de vídeos.
Parabéns pelo artigo... Adorei o vídeo realizado com os alunos na E.B.M.Professora Lúca Tschoke...Ficou maravilhoso!!!
ResponderExcluirBjinhos e ótima sexta-feira para você...