segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Império Romano



Destino diferente dos romanos que foi organizada como cidade- estado e sua expansão pela península Itálica levou cerca de 230 anos para se consolidar.
Nos dois primeiros períodos de sua história , Roma conheceu a Monarquia e a República Embora a península tenha sido habitada desde os tempos mais remotos, “foi durante o segundo milênio a.C, que começaram a chegar os italiotas, que se dividiam em diversos grupos como os sabinos, os latinos e os samitas, além desses grupos, os gregos habitavam o sul e os gauleses ao norte, a partir do século VII a.C os italiotas se estabelecem na região centro-sul.
"O império de Alexandre, o Grande, para muitos foi a primeira tentativa de difundir uma mesma cultura e reunir o ocidente e o oriente em um único estado, mas essa ideia não se manteve após a morte de seu idealizador.

Existe uma lenda em torno da história de Roma em que, dois irmãos gêmeos conhecidos como Rômulo e Remo foram responsáveis pela fundação de Roma, em 753 a.C, de acordo com pesquisas históricas, Roma existe desde o final do segundo milênio a.C., perto do rio Tibre, nessa região instalaram-se grupos latinos e sabinos, que teriam sido os fundadores da cidade.
Segundo Divalte costuma-se dividir a história de Roma em três períodos

-Monarquia (753 à 509 a.C).
-República (509 a.C à 27 a.C).
-Império (27 a.C., à 476 d.C).


Na época da monarquia romana, a sociedade se dividia em quatro grupos: patrícios, plebeus,clientes e escravos.

Os patrícios eram descendentes dos fundadores de Roma e eram donos das principais terras, constituíam a aristocracia, no ínício somente eles tinham direitos políticos em Roma.
Os plebeus eram descendentes das populações que habitavam a península inicialmente, e eram impedidos de casar com os patrícios.
Os clientes eram os parentes mais pobres dos patrícios e trabalhavam para sua família em troca de proteção.
Os escravos inicialmente eram pessoas que não tinham meios para pagar suas dívidas, o aprisionamento dos vencidos fez com que o número de escravos aumentasse, chegando a constituir a maioria da população.

Em 509 a.C., o rei Tarquinio, tomou uma série de medidas favoráveis aos plebeus, com isso os patrícios se revoltaram e o expulsaram de Roma, esse acontecimento marcou o fim da monarquia e a instituição da República.
O poder foi descentralizado, entretanto todas as funções ligadas ao governo dadas aos patrícios.
As instituições básicas do estado eram dividias em Senado que foi inicialmente ocupado por cem senadores e mais tarde passou passou para trezentos, os magistrados que ocupavam funções administrativas e as assembleias que eram divididas em três que por sua vez tinham sua devida importância. "( MOTA; LOPEZ;ALAMBERT, 2000)






Pompéia- Uma descoberta de uma cidade carbonizada
Era verão, segundo o testemunho de Plínio, o monte Vesúvio entrou em erupção vomitando lava à uma hora da tarde. "Um cogumelo de nuvem negra se elevou a vinte quilômetros de altura. Ao fim do dia seguinte uma camada de seis metros de cinza e pedra-pomes cobria a cidade que era habitada por cerca de 25mil habitantes.
Cidade que viria a ser esquecida durante os 1700 anos seguinte, mas que ficou marcada na história."
( STRICKLAND; BOSWELL, 1999, p.19)




Recapitulando a Arte
A rte Romana
Sem dúvida nenhuma, podemos dizer que os gregos inspiravam a arte romana.

Mas depois de muito tempo, “ a arte romana se tornou menos idealizada e intelectual que a arte clássica grega.
Por onde quer que andavam, sempre traziam informações referentes à construções de estradas, instalações sanitárias e aquedutos


É comum confundirmos a arte da arquitetura grega com a romana, porém existem formas de distinguir as características de cada civilização quanto a sua arte propriamente dita.
Os sistemas de suportes gregos consistiam em pilar e dintel, já o romano em arco redondo e abóbodas, o estilo de coluna romano utilizado era o corintio, as esculturas retratavam seres humanos, autoridades idealizadas, criaram o retrato na história da arte através dos bustos que eram confeccionados.


Na pintura, eram retratadas figuras realistas com perspectiva, o temas principais da arte eram líderes cívicos e o triunfo militar enquanto no império grego os temas se restringiam à mitologia.
Os arquitetos romanos usaram as formas gregas, mas desenvolveram novas técnicas de construção, como o arco, que abrange uma distância maior que o sistema grego de pilar e dintel que eram dois postes suportando uma trave horizontal. O concreto permitiu projetos mais desafiadores como o coliseu por exemplo.

Nascem as basílicas, os arcos e as abóbadas que viriam influenciar toda a arquitetura mundial durante muitos séculos.
A escultura romana é mais literal, os romanos tinham em casa máscaras mortuárias de seus ancestrais feitas em cera, painéis de figuras esculpidas representando feitos militares decoravam arcos de triunfo.
Os artistas dominavam as técnicas da perspectiva e dos efeitos de luz e sombra, desconhecidas no mundo da arte, “as paredes resplandeciam cores como vermelho, ocre e verde.
Mosaicos montados com pedacinhos de pedras coloridas, vidros ou concha preenchiam tetos e chão.(STRICKLAND; BOSWELL, 1999)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário