domingo, 19 de setembro de 2010

Arte Românica



Recapitulando..

"A idade média compreende o milênio entre os séculos V e XV, ou seja inicia na queda de Roma e vai até o Renascimento, inicialmente é conhecida como Idade das Trevas, que vai da queda de Justiniano em 565 até o reinado de Carlos Magno em 800.
Mas a idade das trevas foi apenas uma parte da idade Média, o cristianismo triunfou sobre o paganismo e a liderança cultural se deslocou para outros lugares tais como : França, Alemanha e Ilhas Britânicas." (STRICKLAND, BOSWELL1999)

Com a força da religião, os nus eram proibidos e a anatomia em pinturas eram ignoradas.
Os artistas medievais se interessavam pela alma, a arte se tornou serva da igreja, que por sua vez utilizava as diversas linguagens da arte para propagação do evangelho.

Idade de Ouro Bizantina
Como vimos anteriormente, "o bizantino refere-se à arte do mediterrâneo oriental desde 330 d.C., quando a capital do império foi transferida para bizâncio que mais tarde seria conhecida como Constantinopla., iniciando uma junção entre a arte primordial cristã e os ideais gregos."(Strickland,1999, p.24)

Durante a idade média tivemos três estilos de arte vigente: BIZANTINO, ROMÂNICO e GÓTICO.


Arte Românica


A arte Românica foi um estilo de arte vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte conhecido como românico. O estilo é visto nas igrejas católicas, após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do império romano a apresentar características comuns em várias regiões.
Até então a arte havia se fragmentado em vários estilos, as igrejas serão maiores e a pedra será empregada na construção e o telhado de madeira é trocado pela abóboda.

Os trabalhos principais da pintura são: a mural, as iluminuras e as tapeçarias, a grande população era analfabeta e a pintura servia como instrumento de ensino.

Diversas igrejas foram construídas entre os anos de 1050 a 1200, "na arquitetura alguns elementos foram apropriados tais como colunas e arcos redondos, porém os tetos romanos eram de madeira,os artesãos passaram a produzir tetos em abóbadas de pedra. Esse sistema permitia construir edificações de grande escala. " (STRICKLAND, BOSWELL1999, p.26)

Ao Lado, vemos a Basílica de St.Sernin que fica localizada na França, segue uma estrutura tipicamente romana, segundo Srickland,Boswell foi construída entre os anos de 1080-1120 d.C., o exterior das das primeiras igrejas românicas aparentam ser simples, porém seu interior é rico em detalhes, fazendo alusão de que o interior é muito mais importante que o exterior. Geralmente a entrada principal era composta por esculturas e relevos, onde traziam informações do antigo e o novo testamento.
O interior dessas construções eram compostas de enormes arcos como vemos na figura abaixo, onde podemos ver o interior da basílica de St.Sernin.






As construções eram sólidas e pesadas semelhantes ao estilo romano de construção, esculturas agora eram aceitas, diferente do que aconteceu na época do império Bizantino por exemplo, abaixo vemos outra magnífica igreja chamada Notre-Dame-la-Grande e que localizada na França.






Catedral de Pisa,Itália- 1053-1272


Escultura
" O reflorescimento da escultura monumental em pedra é ainda mais espantoso do que as realizações arquitetônicas da era romântica, pois nem a arte carolíngia, nem a otaniana mostraram tendências nessa direção.
Os relevos em pedra posterior ao século V sobreviveram somente à forma de ornamentos, assim a única tradição escultórica da arte medieval foi a das esculturas em miniaturas que consistiam em pequenos relevos e pequenas estatuetas feitas em metal ou marfim." (H.W.Janson,1996, p.123)

Em relação à pintura não houve muitas mudanças, os temas continuavam sendo temas religiosos, trazendo figuras chapadas e sem perspectiva, abaixo podemos ver uma iluminura que se encontra no museu nacional de arte de cataluña vale ressaltar que a pintura seguia tradições regionais, a figura abaixo se encontra na espanha.














Fonte das Imagens:
http://umolharsobreomundodasartes.blogspot.com/2009_05_01_archive.html
http://entaovamosfalardecoisasboas.blogspot.com/2010/06/arte-romanica-estetica-e-historia.html
http://parofess.blogspot.com/2010/08/pisa-italia.html
http://www.mnac.cat/index.jsp?lan=001
Acesso 05/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário