segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Arte e Meio Ambiente

Os artistas sempre estão pesquisando novos materiais, novas formas de arte, pensando nas questões presentes na sociedade, vida e questões ambientais.
Dentre muitos artistas precoupados com as questões ambientais, podemos destacar o artista Franz Kracjberg, que aproveita a caída natural das árvores  para produzir esculturas.
"A earth works e a land art (arte da terra)  trazem trabalhos geralmentes feitos no próprio terreno, como por exemplo, a enorme espiral feita com terra, pedras e areia, num lago, em que foram usados até tratores de terraplanagem. (Brioschi, 2003)
O artista Chisto literalmente empacota grandes objetos, tais como prédios, pontes, etc. Na imagem abaixo  podemos conferir o trabalho onde  ele cercou algumas ilhas na costa da Flórida em 1983 com tecido rosa:





Já o artista Andy Goldsworthy anda pelos campos e montanhas e faz esculturas com gelo, folhas e até mesmo outros materiais. Muitas vezes em lugares de difícil acesso; é  reconhecido pelo seu trabalho como fotógrafo e suas instalações ambientais." (Brioschi, 2003)
 Abaixo podemos conferir uma obra do artista:





Após o  estudo da vida e obra dos artistas acima, estudamos  sobre o artista reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos produzidos com lixo: Vik Muniz.
Os aluno assistiram o documentário "Lixo Extraordinário" que traz informações sobre a vida de alguns catadores de Jardim Gramacho- RJ e sobre o poder da arte em transformar vidas.
Dando sequencia ao conteúdo, providenciei imagens em preto e branco dos artistas preferidos dos alunos onde eles  preencheram os espaços em branco com materiais do seu cotidiano, tais como: papéis de bala, restos de alimentos não perecíveis, entre outros.
Para assistirmos o documentário foram necessárias três aulas e para produzir a releitura de Vik Muniz, foram necessárias quatro aulas, totalizando sete aulas. No final do conteúdo, os alunos foram avaliados em duas notas: Releitura Vik Muniz  e o Texto sobre o documentário. Abaixo podemos conferir algumas imagens de alguns trabalhos dos alunos da 8ª série 01 da E.B.M. Profª Lúcia Tschoeke - 2011:
-


Paula Fernandes






Cristiano Ronaldo



Caio Castro



Kelly Key




Eminen



Alicia Keys










Thiago Neves






Trailler do documentário Lixo Extraordinário:








Fonte das imagens dos artistas:
Data de acesso: 26/09/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário