segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Linhas do Modernismo


Anotações feitas da aula expositiva de Nadja Lamas do dia 29 de Julho de 2010:

A partir do Romantismo, temos o rompimento com o clássico, o artista passa a ter liberdade para escolher o tema, a ruptura concreta se dá o impressionismo.
Os impressionistas pintava a partir do que estavam vendo, alguns nomes importantes dos impressionismo foram Cézanne, Van Gogh e Gogan, a partir desses forman-se três correntes importantes: linha da construção, expressão e diminuição.
A partir da segunda guerra mundial começa-se a dizer que existem tendências ao invés de movimentos.


Linha Construtiva


Linha construtiva - parte do pensamento de Cézanne, que teve uma formação clássica, o artista
passa pelo impressionismo, dizia que se reduzimos tudo chegaríamos a uma forma geométrica básica, o artista evidencia os gêneros da pintura, entre eles o da natureza morta, estava preocupado em "pintar a pintura", o grande desdobramento de Cézanne é a questão da geometrização, ao lado conferimos a obra "les demoiselles" de Pablo Picasso, pintada em 1907, a obra abstrai do real, inicia a apropriação de colagens.
Cubismo Analítico- segunda fase- A decomposição da figura é caracterizada em campos abertos e fechados e compostas de tons terrosos, já na terceira fase (Cubismo Sintético) acontece a reconstrução da figura em planos mas que se voltam para as cores.






Um dos desdobramentos dessa nova configuração é o Neoplasticismo, Piet Mondrian teve formação clássica, estudou filosofia oriental, tinha um ideal de perfeição e buscava na arte a forma de expressar a perfeição (pureza- sentido filosófico), chega a conclusão de que o quadrado e a esfera são formas puras, o estilo de Mondrian mudou com o tempo, ao lado podemos conferir uma montagem com algumas obras do artista.
Concretismo, Neoconcretismo- Toda vez que as composições conterem a base de formas geométricas podemos considerar como linha construtiva.


Hittler era contra a arte moderna, a Art Deco esta dentro da linha construtiva, outro artista importante da linha construtiva do modernismo foi Kazimir Severinovitch Malevitch, pintor russo que é caracterizado como pintor do suprematismo, participou do auge dos ismos, chega ao radicalismo do movimento modernista quadro produz a obra quando pinta o branco sobre o branco, a partir dessa obra temos a sensação de que a arte não tem mais para onde ir.
Wassily Kandinsky é um artista que tem vários momentos, fase acadêmica, fauvismo, abstracionismo lírico e pode também ser considerado como um artista da linha construtiva.


Linha da Expressão

Linha da Expressão- é mobilizada pela emoção, dentro dela podemos destacar a Art Nova, Expressionismo, Futurismo, Abstracionismo expressionista, Informalismo, Action Painting e a Body Art.
" O Art Nouveau que floresceu nos anos de 1890 e a primeira guerra mundial, foi um estilo decorativo que se opôs à Era industrial, baseava-se em formas torcidas e floridas. Tinha vários nomes em diferentes lugares, mas era facilmente identificada por suas linhas sinuosas e curvas do tipo trepadeira." ( Strickland, 1999,p.91)

Expressionismo- Van Gogh é o pai desta corrente, quando tratamos de Van Gogh devemos levar
em conta que suas obras não podem ser caracterizadas como um único estilo, a partir do expressionismo formam-se dois grupos conhecidos como Die Brucke (a ponte) e Der Blaue Reifer (O cavaleiro Azul), não existia preocupação com o acabamento e sim com o sentimento.
Dentro do grupo Der Blaue Reiter os maiores expoentes foram Franz Marc, Kandinsky e Paul Klee.
Paul Klee- caminhou para as artes visuais já tarde, era músico. Lidava muito com simbologia e pintava sobre diversos suporte, possui muitos trabalhos sutis e delicados.
Kandinsky- Apesar da geometrização, o tratamento da cor, a emoção da cor tem uma característica muito forte, articulando as formas com a emoção.
Franz Marc- Pintura mais gestual, rica em cor, em algumas obras existe um pouco de desgeometrização.



Montagem contendo algumas obras de Kandinsky


Obra de Franz Marc.


Obra de Paul Klee.






Linha da Diminuição

A redução vem acompanhada com uma intensionalidade; pesquisa do novo nesse momento, os movimentos Futurismo e Dadaísmo fazem parte dessa linha.
O principal precursor do futurismo foi Giacomo Balla, esse movimento fez manifestos como técnica da pintura futurista, mulheres futuristas, escultura futurista e arquitetura futurista.
Dadaísmo serviu de base para a arte conceitual e o surrealismo, foi o primeiro movimento de redução, em fevereiro de 1916 foi criado o Cabaré Voltaire em Zurique, consistia em um bar de entreterimento artístico e durou seis meses.
Em 1917, Arthur Cravan, poeta que desafiou para uma luta o campeão de peso-pesados Jack Johnson, o dadaísmo foi o primeiro movimento anti-arte, negava tudo o que já havia sido produzido.
Experimentos com colagem- Um dos artistas que trabalhou com colagens foi Jean Arp, o artista dixava que o acaso entrassem também em suas composições, assim como ocorria em poemas dadaístas, Max Ernest foi um desenhista que realizou alguns trabalhos que apontam para o Surrealismo, Kurt Schwitters com suas Merzbaus faria a primeira instalação do campo das arte, colocando dentro de uma casa objetos que encontrava na rua, duas casas foram destruídas e a última ficou inacabada, outro grande artista do Dadaísmo foi Marcel Duchamp.
Surrealismo: reconstrói o que o dadaísmo pregava, André Breton organizou uma séries de eventos que pôs fim ao Dadaísmo "Pseudo julgamento de Maurice Berres- 1922 que foi um congresso internacional que teve o fim de direcionar o espírito moderno" foi o sepultamento do Dada, pois foi caracterizado como movimento e isso ia contra os preceitos do movimento.
O surrealismo e o Dadaísmo eram parecidos em muitas coisas, uma das semelhanças era que ambos herdaram a burguesia como seus inimigos diretos, alguns artistas que eram dadas acabaram aderindo ao Surrealismo tais como: Curp, Ernest e Man Ray.
Eles passaram a explorar sonhos, hipnotismo e até mesmo as drogas, um dos grandes nomes do Surrealismo é René Magritte.
Abaixo podemos ver três grandes obras de artistas do Dadaísmo, Futurismo e Surrealismo:



Magritt- Surrealismo


Acesso- 12/01/2011





Marcel Duchamp- Dadaísmo



Giacomo Balla- Futurismo





Fonte das Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário