sábado, 21 de agosto de 2010

Arte Grega



Foi na ilha de creta, por volta de 3000 a.C., que surgiu a primeira civilização na região da Grécia, segundo o livro História uma abordagem integrada da editora moderna, “ a partir do ano 2000 a.C., a Grécia começou a ser ocupada pelos aqueus, jônios, eólios e dórios.
Creta era a maior ilha do mar Egeu e era muito rica, a base da economia era o comércio marítimo.
O centro dos pelasgos, ou egeus ficava em Creta. As cidades mais importantes eram Cnossos, Festos, e Hagia Tria. (PETTA; OJEDA, 1999)

A civilização minóica desenvolveu-se a partir de 3000 A.C, por volta de 1200 a.C, o império egeu desapareceu. Uma hipótese para esse desaparecimento é o avanço das tribos árias.

Os cretenses eram governados por um rei, "o Minos, que decidia junto com um conselho o que deveria ser feito, a posição social das pessoas dependiam daquilo que possuíam, haviam também escravos mas em número reduzidos.

As cidades cretenses cresciam ao redor do palácio central, a sala principal do palácio era, ao mesmo tempo, santuário e sala do trono.
As habitações encontradas mostram que não havia desigualdade social, os cretenses gostavam muito de esportes,música e a dança.
Eles inventaram a flauta e a cítara, que animavam as reuniões que faziam.

Os ários, começaram a se movimentarem várias direções por volta de 2000 a.C.


Depois de muitos séculos, se dividiram e continuaram avançando em três direções:
  • o grupo dos povos germânicos foram para o norte da Europa.
  • Os italiotas penetraram na península Itálica.
  • O outro foi para o sul avançando sobre os cretenses por volta de 1200 a.C, eram os helenos, que depois foram chamados de gregos.

Os helenos se consideravam descendentes de Helen, mas apesar disso estavam divididos em quatro grupos distintos: os elóicos, os jônicos, os aqueus e os dórios e foram atraídos pela prosperidade dos cretenses, após do território cretense preservaram costumes e assimilaram coisas que os próprios cretenses haviam criado como por exemplo: a língua grega.
Os aqueus eram também conhecidos como mecênicos e se opuseram aos demais grupos por volta de 1400 a.C conquistando Creta por volta de 1450 a.C,.


Enquanto lutavam contra os troianos, os dóricos começaram a se infiltrar e tinham algo que outros não tinham: armas de ferro, o grupo dos aqueus foram reduzido a escravos dos dórios.
Com a chegada dos dórios, começou uma etapa muito importante na vida dos gregos, foi nessa época que surgiram os mitos, as lendas, os deuses e os heróis helenos.


A partir desse momento, o mar Egeu ficou totalmente rodeado de colônias gregas.

Entre os séculos VIII e VII a.C, as cidades gregas da Ásia menor transformaram o Mediterrâneo num mar grego.
Ao norte, nas costas do mar negro, fundaram muitas cidades, entre elas Bizâncio, que seria no futuro a capital do mundo romano oriental.
Os gregos também fundaram colônias no Egito, no sul da Itália e nas costas da Espanha e da Gália, que hoje é a França.
As cidades eram independentes mas mantinham os mesmos costumes e ideais cultivados, o olimpo era presidido por Zeus e sua mulher Hera.




“ Cada cidade grega tinha seu deus preferido, apesar disso os gregos adoravam todos, as lendas gregas diziam que o homem havia sido criado por Promoteu.
Os gregos contavam histórias de semideuses, os semideuses mais famosos eram: Hércules, Teseu, Perseu, Édipo entre outros.
Essas lendas e histórias circulavam de boca em boca durante séculos.
As casas dos gregos, em geral eram pequenas, a roupa que usavam parecia um pequeno lençol preso no ombro.
Os estrangeiros tinham que pagar impostos e em caso de guerras prestavam pequenos serviços à cidade onde moravam.
Esparta foi fundada pelos dórios, era uma verdadeira cidade-quartel. Ao nascer, qualquer criança que tivesse algum defeito físico era jogada de uma colina. Se fosse perfeita, ficava com a mãe até os 7 anos de idade, depois permanecia sob os cuidados do estado até os 60 anos de idade.


Até os 18 anos aprendiam a ler e escrever, dos 18 aos 30anos, se dedicavam ao exército, depois entravam na Assembléia,onde participavam de decisões do governo e só depois dos 60 anos podiam ocupar cargos do governo.
As meninas eram educadas em casa, a mulher espartana era prestigiada e livre, ao contrário do que ocorria nas demais cidades gregas, depois de dominar povos Peloponeso, os espartanos formaram a Liga de Peloponeso, tornando a cidade estado mais forte da Grécia.


Atenas foi fundada em homenagem à deusa da sabedoria. Os jônios construíram Acrópole, que abrigava os edifícios públicos e o templo, numa colina.
Os atenienses experimentaram várias formas de governo até chegar na democracia, os cidadãos eram aqueles que nasciam na cidade e cujos os pais eram atenienses, porém mulheres, crianças e escravos não participavam ativamente da democracia ateniense.
As mulheres eram totalmente excluídas da sociedade, não participavam da vida política e dos entretenimentos públicos.
A guerra entre gregos e persas aconteceu quando a cidade de Mileto quis se rebelar contra os impostos cobrados pelos persas, “no ano 500 a.C, Mileto com a ajuda de Atenas, improvisam um exército e atacam a cidade de Sardes, mas oram logos derrotados.
Dario, o imperador da Pérsia exigiu a rendição das cidades gregas, depois disso todas as colônias gregas da Ásia menos foram dominadas severamente pelos persas.
Atenas e Esparta resolveram não se entregar, em 490 a.C, os atenienses esperavam a ajuda dos espartanos, mas acabaram enfrentando os persas sozinhos, apesar disso conseguiram derrota-los.
Em 479 a.C, quando Dario morreu, Xerxes que era seu filho, preparou um exército enorme e uma frota com mais de 4mil navios.


Atenas e Esparta se uniram, mas por conta dos jogos olímpicos seus exércitos estavam desfalcados, os espartanos liderados pelo rei Leônidas foram derrotados nas Termópilas.

Quando os persas chegaram à cidade de Atenas incendiaram boa parte da cidade,mas apesar disso os atenienses ainda tinham uma boa frota de navios conseguindo derrotar os persas no estreito de Salamina.
Depois disso, as cidades gregas se uniram e formaram uma confederação para tentar derrotar os persas definitivamente, depois dos gregos reconquistarem as ilhas do mar egeu, Atenas se converteu no centro de um império.
Péricles governou Atenas durante 30 anos, criou colônias atenienses em lugares estratégicos da Grécia.
Os impostos cobrados por Atenas eram muito altos, em 447 a.C, a cidade de Tebas apoiada por Esparta se desliga da liga, proclamando sua independência e derrota astropas atenienses que haviam sido enviadas para conter a rebelião.

A luta entre gregos durou trinta anos, Atenas perdeu seu império.Esparta controlou a situação durante um breve período até ser derrota por Tebas que passou a ser a cidade mais importante da Grécia, formou uma confederação onde todas as cidades gregas participavam mas não demorou muito para que as cidades fossem conquistadas pelo macedônios.
Os gregos herdaram muitas coisas dos cretenses e do oriente médio, comparada com a arte do oriente médio, a arte grega era simples, essa simplicidade foi a base da chamada arte clássica.
O teatro surgiu nas festas que homenageavam o deus Dionísio (deus do vinho),também criaram a Medicina e a filosofia .
Depois das guerras civis, as cidades gregas entraram em um período de decadência, Filipe de Macedônia unificou as cidades gregas e atacou o império persa. Seu filho Alexandre Magno, realizou a conquista da Pérsia e difundiu a cultura grega no oriente pois as vésperas da invasão Felipe foi assassinado.
Alexandre Magno, foi aluno de Aristóteles, os homens e mulheres o consideravam um semideus.
Em todos os lugares conquistados a cultura grega era difundida, “atrás das tropas, chegavam os sábios, os artistas e os pesquisadores gregos.
A civilização helenística foi portanto, a difusão da cultura grega no oriente e a assimilação de cultos e filosofias orientais no Mediterrâneo.
Após uma festa, Alexandre cai em febre e doze dias depois morre, em 323 a.C, aos 33anos de idade, após sua morte os generais dividem o império em três grandes partes: o Egito, a Síria e a Macedônia.
As cidades gregas viveram uma fase decadente, até que foram conquistadas pelos romanos."(MOTA; LOPEZ; ALAMBERT, 2000)



Recapitulando a Arte










A primeira grande mudança no campo da arte desse período deve-se ao surgimento da filosofia, o teatro como conhecemos nasceu com os gregos.
- Bem supremo desse período era o bem -moral

belo- beleza


verdade




Arte Grega

A ilha de Creta foi muito importante – base da arte clássica, economicamente sua posição era estratégica, sendo a primeira civilização surgida no mundo grego, inicialmente era habitada pelos homens neolíticos.
Temas prediletos trabalhados nas pinturas são animais, o masculino e o feminino.
A capital de Creta era Cnossos.

Micenas
Período inicia-se por volta de 1400 a.C, conquistam Creta em 1450 a.C.
Micenas e Tirinto eram cidadelas, mas no séc. XIV atingiram sua forma atual; o palácio real era protegido por maciças muralhas.
O mundo micênico chega ao fim em torno de 1100 a.C.

Com o fim do mundo micênico, tem-se um período de trevas.
Séc. VII a.C

Grécia
A tradição associa a queda de Micenas a invasão dos dóricos.
Os dórios traziam o uso do ferro, estabelecem o padrão do povoamento na Grécia Continental.
O que se tem nesses período são as pinturas dos vasos.

Arte Grega ( arquitetura)
  • característica unitária;
  • predomínio da razão (matemática);
  • busca da beleza como suprema – (harmonia, equilíbrio e serenidade.)
  • Visão humanista- homem medida de todas as coisas;
  • Na Grécia nasce a democracia, o governo do povoamento

As mudanças acontecem aos poucos
Sistema Trilítico – lithos-pedra
lage de pedra sobre suportes verticais;
colunas
distribuição uniforme.

Anfiprostilo – sem colunas laterais;
Pseudoperíptero- templo em que as colunas estão encaixadas na parede.
Prostilo- Templo de uma fila de colunas ( quatro ou seis).

São três ordens que caraterizam a arquitetura do império Grego Antigo
-Ordem dórica- colunas caneladas, sem base.
-Ordem Jônica- colunas com base, capitel com volutas.
-Ordem Corinta- colunas tem o capitel decorado com folhas de acanto e a coluna e a base é semelhante à Jônica

Com esses fatores se discutia o que era realidade, acabaram construindo um ideal de beleza: Equilíbrio, Harmonia e Serenidade- predomina a razão e visão humanista.
A palavra representação passa a ter um papel importante - sentido filosófico - algo a ser buscado, passando a ser uma verdade.

Mundo Helenistico

Período que vai da conquista de Alexandre III (356 a.C a 323 a.C) até a conquista da Grécia pelos romanos ( 31 a.C)
A influência grega se estende até a India.
Fusão de gregos com não gregos varia em cada região.
Novo conceito e arte como algo para agradar e divertir
Últim fase do helenismo é conhecida como greco-romana.
"Greco- Romana"- Romana no fazer mas partindo de algo grego.








Nenhum comentário:

Postar um comentário