sábado, 26 de novembro de 2011

Arte Africana- 8ª Série

Durante parte do quarto bimestre de 2011, a turma da 8ª Série 01 da E.B.M.Professora Lúcia Tschoeke estudou à respeito da Arte Africana e a Arte Afro-Brasileira.
Os escravos africanos carregaram consigo sua religião.
Segundo Gabriela Brioschi (2003),  "a prática teligiosa dos escravos não era liberada. Para culturar seus orixás,os escravos relacionavam aos santos católicos com os quais era possível achar semelhanças."
Muitas dessas tradições se misturaram ao catolicismo romano.
Após uma conversa com os alunos sobre as informações contidas no livro, assistimos dois dvds sobre a arte africana.
O primeiro se tratava de vários vídeos retirados do youtube sobre costumes africanos, o segundo foi o documentário Arte na Escola sobre a vida e obra de Rubem Valentim.
 Fizemos duas atividades relacionadas ao conteúdo estudado. A primeira constitiu na releitura  de algumas pinturas apresentadas aos alunos que estavam dividos em grupos.
Percebi como é dificíl para o aluno trabalhar a releitura apresentando uma nova composição, muitos deles ainda têm o pensamento equivocado que releitura é cópia.
A outra atividade que fizemos foi a produção de máscaras africanas, tendo como molde o jornal e pratos de papelão descartáveis a partir de imagens de algumas máscaras.
Foram necessárias cerca de cinco aulas para a conclusão do conteúdo, abaixo podemos conferiri algumas imagens de trabalhos selecionados para serem expostos na escola como registro do conteúdo aplicado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário