sábado, 21 de maio de 2011

Brasil Anos 70

A década de 70, no Brasil, foi marcada pelo endurecimento do regime pós- 1964 e pela censura.



Profissionais de diversas àreas haviam deixado o país, dentre eles podemos citar Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulo Freire entre muitos outros.



Ao mesmo tempo que havia a perseguição, algumas iniciativas no sentido de criar uma política cultural aconteciam, como a criação da Funarte e da Embrafilme.



A arte conceitual teve sua origem na obra de Duchamp, no episódio no qual enviou um mictório para um salão de arte, sob o título "A fonte", o artista inaugurou contra a sua própria vontade, uma arte que passaria romper ideias e conceitos que haviam sido importantes para a arte durante muito tempo, a obra de Duchamp revelava uma arte na qual a idéia é o mais impotante da obra e não o fazer ou a habilidade técnica do artista por exemplo.



O fim dos anos 60 presenciou o surgimento de um movimento internacional que ainda sentimos hoje - a arte conceitual.



As fronteiras da produção conceitual misturavam-se às de outras daquele período, a body art-(Arte do Corpo), na qual o instrumento principal do artista é seu próprio corpo, a Earth Art (Arte da Terra) e a performance.



Em todas essas manifestações, era evidenciado a importância do processo mais que do produto artístico e em geral questionavamm o sistema de arte, o mercado, o museu, a crítica e o público.



Na década de 70 surge a arte postal, apresentando-se como maneira alternativa de circulação da obra, e os livros de artista, que não eram livros sobre o artista, mas publicações que podiam conter somente imagens ou palavras idealizadas por ele.



Os artistas produziam também as instalações (obras produzidas para um local específico, happenings (conjunto de eventos realizados ou percebidos em mais de um tempo e lugar) e arte de rua.



As vanguardas dos anos 70, conforme declara Celso Favaretto (1999), exercitavam a multiplicidade de estilos, a mescla de técnicas, a fusão de gêneros, a ruptura de suportes,valorizando assim o caràter multidisciplinar da arte.



Os artistas estavam unidos através de suas posições agressivas, inconformismo e experimentalismo, não por semelhanças, ou objetivos específicos.




Duas obras da década de 70:






































Na imagem esquerda, podemos conferir a obra " Livro de Carne" (1979) de Artur Barrio e na imagem da direira podemos conferir a imagem da obra "Inserções em circuitos ideológicos- (1971)- de Cildo Meirelles.


Trajetória Anos 70

































Fonte das imagens:


http://intervencao-urbana.blogspot.com/2010_08_01_archive.html

http://effersonbessa2.blogspot.com/2010/01/artur-barrio-livro-de-carne-1978-79.html


Fonte do texto: Material Didático Ensino Energia- Arte Brasileira- pg.60-61

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