"O impressionismo nasceu na França no início de 1860, sua forma mais pura só durou até 1886, se separou bruscamente da tradição rejeitando a perspectiva, a composição equilibrada, os impressionistas representavam sensações visuais através da cor."
O objetivo maior do impressionismo era apresentar uma "impressão" daquilo que era retratado, eles produziam pinceladas distintas e curtas, para muitos não passavam de borrões de tintas.
A obra intitulada " Impressão do nascer do sol" de Monet foi o marco do impressionismo, abaixo podemos ver a imagem da obra:
"Impressão do nascer do sol", Monet - 1872
Em 1874, Degas, Sisley, Pissaro, Morisol, Renoir e Monet, entre outros, montaram sua primeira exposição de grupo, a pintura "Impressão do nascer do sol" foi responsável pelo nome que o grupo recebeu, nome dado por um crítico.
O impressionismo surgiu por volta de 1862, quando Bazille, Monet, Renoir eram estudantes do mesmo ateliê, aclamavam Manet por sua independência, rejeitados pela academia em 1874, decidiram mostrar seu trabalho como grupo.
Fizeram oito exposições do grupo, os temas eram as paisagens ao ar livre, beira de mar, ruas e cafés de Paris e tinham como objetivo maior retratar sensações imediatas de uma cena."(STRICKLAND, BOSWELL, 1999 )
Depois do impressionismo, a pintura nunca mais seria a mesma. os artistas estabeleceram o direito do artista de produzir livremente.
Manet
"A obra intitulada "Almoço na Relva" de 1863 produzida por Edouard Manet, causou muita
polêmica, "as figuras lembram uma obra de Rafael mais conhecida como o julgamento de Páris de 1520.
A obra é um manifesto pela liberdade artística, afirmando que o artista possuí total liberdade
para combinar os elementos que lhe agrade, dizem que Coubet afirmava que os quadros de Manet tinham tanto relevo quanto cartas de baralho, a pintura Almoço na relva possui quase nenhuma profundidade como podemos ver ao lado direito."(H.W.Jason, 1996)
Monet
Claude Monet (1840- 1926) "Depois de estudar paisagens de Constable e Turner em Londres, participou da primeira exposição impressionista, em 1874.
Sua dedicação teve seu preço, como Renoir, durante os anos 1860 e 70 Monet sofreu com a pobreza,trocando inclusive suas posses por tintas, o artista implorava para os colecionarem levarem suas obras por qualquer preço, depois da primeira exposição do grupo em Nova York as coisas mudaram."(Strickland, 1999, p.102)
Em 1890, fixou na idéia de pintar o mesmo tema sob diferentes condições de luminosidade, fez mais de trinta telas sobre a catedral de Ruen, duas dessas podemos ver na figura abaixo:
Degas
Edgar Degas (1834-1917) dizia que a arte não era um esporte, o artista não tinha interesse em retratar paisagens, "seus temas se limitavam à pistas de corrida, circos, ópera, cenas de cafés, e principalmente se interessava em retratar bailarinas.
O artista foi o primeiro a expor pastéis como obras acabadas ao invés de esboços.
As poses não convencionais pegam as bailarinas desprevenidas, enquanto se coçam, bocejam ou simplesmente ajeitam as sapatilhas, congelando a figura em movimentos desavisados."(Strickland, 1999, p.106)
O artista representa as dançarinas, no palco,ensaiando, abaixo temos uma montagem de várias bailarinas do artista:
Renoir
Outro grande artista do impressionismo foi Auguste Renoir, os casais no Le Moulin de La Galette, irradiam um calor humano encantador,paz e tranquilidade em meio a multidão, podemos ver as pinceladas rápidas do artista, temos a sensação de movimento através das curvas, podemos até mesmo sentir que a música é muito agradável por conta da conta da calma em que as pessoas retratadas demonstram, abaixo podemos ver a pintura de Renoir:
Le Moulin de la Galette, 1876, óleo sobre tela
Escultura
"A escultura no século XIX estava numa situação desesperada, Rodin chegou e mudou tudo, a escultura até então basicamente se resumia em monumentos públicos, Auguste Rodin foi o único a fazer reviver a escultura, ele desenvolveu um estilo próprio com base em modelos vivos.
O corpo em movimento era o meio de Rodin expressar a emoção, o artista possuía uma assistente muito talentosa, seu nome é Camile Claudel, tornou-se amante de Rodin quando ela tinha 19 anos de idade e ele 43."(Strickland, 1999, p.110)
Podemos dizer que da mesma forma que os impressionistas revolucionaram a pintura, Rodin revolucionou a escultura,segundo Strickland: por volta de 1900 Rodin era conhecido como o maior escultor vivo do mundo.
No primeiro ano do curso de artes visuais da univille, tivemos que fazer um trabalho sobre Rodin dentro da disciplina de escultura, tínhamos que usar um método diferente para a apresentação de nosso trabalho, decidimos trabalhar com a linguagem do vídeo, confira:
Decidi postar o link, pois o vídeo ficou muito pesado aqui no blog, então confira, vale apena.
Fonte das Imagens
Acesso: 11/01/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário