domingo, 26 de setembro de 2010

Renascimento


Segundo Divalte, os historiadores definem como Idade Moderna, o período demarcado por dois acontecimentos: a tomada de constantinopla em 1453, e a revolução Francesa em 1789.
Durante esse intervalo de 336 anos, o mundo ocidental passou por transformações importantes, durante esse tempo os europeus desenvolveram a ciência moderna, a sociedade inteira mudou com o surgimento da economia de mercado e da burguesia, tais mudanças repercutiram na organização do estado, na cultura, nos valores e na ideologia.
Com a difusão do relógio mecânico, o tempo começa a passar mais ligeiro controlado agora pela produtividade, o impacto dessas transformações transcendeu a Revolução Francesa.

Surgem agora monarquias ocidentais fortalecidas como Portugal, Espanha, França e Inglaterra, o rei tinha alguns aliados, o principal era a burguesia mercantil e financeira.
As armas de fogo passam a ser utilizadas, os canhões chegam à Europa no século XIV, a formação do estado moderno ocorreu de várias formas ao longo da Europa, resultando sempre em longos conflitos.


O renascimento foi uma renovação artística e cultural que teve início na Itália no decorrer do século XIV, "sob influências da cultura grego-romana, influenciou as artes, literatura, ciência e filosofia e se difundiu por várias regiões da Europa.
Afirmava o individualismo e racionalismo, situando-se entre a transição da sociedade feudal para a sociedade Burguesa

Em 1445, o germânico Johannes Gutenberg, inventou o sistema de impressão, revolucionando a produção de livros, que até então eram feitos à mão, o novo invento possibilitou difundir o humanismo, o renascimento atingiu maior expressão na Própria Itália.

O movimento renascentista costuma ser divido em três períodos: o Trecento (Século XIV) o Quatrocento (Séc. XV) e o Cinquecento (Séc. XVI).

O trecento considerado por alguns estudiosos como pré-renascentista, ainda com traços muitos fortes da idade média mas que apontava para a formação do mundo moderno, ao contrário dos autores medievais que escreviam em latin, os autores renascentistas escreviam em toscano do qual surgiria o italiano moderno.

Na pintura, podemos destaca Giotto embora alguns estudiosos o considere como artista gótico tardio, ao invés de personagens rígidos que eram comuns na pintura da idade média, Giotto se esforçava para criar afrescos com vida e expressão.


Giotto: Pieta (ano-1300)


o Quattrocento

Nesse período, os artistas procuravam aperfeiçoamentos, passaram a usar a geometria e criaram a perspectiva que permitia reproduzir cenas tridimensionais.
Os artistas agora preferiam trabalhar com telas apoiadas em cavaletes, entre os pintores se destacaram Masaccio, Sandro Botticelli, Paolo Uccelo e Andrea Mantegna.

O Cinquento

Período dominado por grandes gênios como Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti e Rafael Sanzio, os dois últimos trabalharam em Roma, que substituiu Florença como o mais destacado centro Artístico.



Leonardo da Vincci (1452-1519) se destacou em várias áreas tais como engenharia, matemática, arquitetura e a física, no campo das artes se destacou como pintor, é conhecido pela técnica de chiaroscuro (claro-escuro) que consiste em trabalhar com o claro e escuro.
Suas obras mais famosas são : Sant' Ana, Monalisa e A última ceia.
A obra da Última ceia começou a se deteriorar anos mais tarde, pois leonardo havia feito uma mistura de materiais como têmpera e tinta óleo na construção da obra.



























Acima podemos conferir duas obras de Leonardo da Vinci - Gioconda or Monna Lisa (Louvre) a esquerda e a obra intitulada Madonna of the carnation à direita, ambas se tratam de pinturas e cada uma tem suas particularidades.



Michelangelo Buanorroti (1475-1564) Escultor e pintor, autor dos afrescos da capela Sistina. Como escultor, suas obras inspiraram diversos artistas, entre as mais importantes de suas obras podemos destacar sem dúvida Pietá, Moisés e Davi.
Michelangelo foi chamado a Roma pelo papa Júlio II, "para quem havia projetado um enorme túmulo, porém alguns anos depois o papa mudou de ideia e o colocou para trabalhar nos afrescos da capela cistina, o artista concluiu o teto em quatro anos, o teto é gigantesco e cheio de ilustrações bíblicas.

David- Michelangelo, Altura- 4,089m



Interior da Capela Sistina


Rafael Sanzio (1483- 1520)- trabalou em Roma para os papas Júlio II e Leão X, reproduzindo temas religiosos e também pagãos como A escola de Atenas, em que resume a história da filosofia grega." (DIVALTE, 2002)
"Quando Michelangelo começou a pintar a capela Cistina, Júlio II convocou Rafael para decorar uma série de aposentos no Vaticano,no primeiro aposento Rafael fez a Stanza della segnatura, se referindo aos quatro domínios do aprendizado: Teologia, Filosofia, Jurisprudência e Artes.
Após a escola de atenas, " Rafael não voltaria a criar uma obra com elementos arquitetônicos tâo magníficos, mas os temas se continuariam se enquadrando no clássico." (H.W.Janson, 1996,p.219- 220)



A escola de Atenas- 1510-11. Afresco. Stanza della Segnatura, Palácio Vaticano, Roma



O Renascimento se espalha por toda a Europa, em Flandres, " a pintura atingiu características próprias, seu maior representante foi Jan Van Eyck,' anteriormente vimos que os irmão Eyck eram caracterizados como pintores do Gótico tardio, mas ao mesmo tempo existem outros pensadores que os caracterizam como pintores do renascimento.

Nas cidades mais ricas , sobressaíam artistas do sacro império: os pintores Albrecht Durer (1471-1528) e Hans Holbein (1497- 1543) são alguns deles. Holbein ficou conhecido pelos retratos que pintou de Erasmo e do rei inglês Henrique VIII, os humanistas insistiam na criticas à igreja, foi por esse caminho que seguiu Martinho Luttero e Philip Melanchthon que deram inicio à reforma protestante.

Inglaterra: O renascimento nessa região ocorreu de maneira tardia, e seus principais representantes são escritores," o mais conhecido é Willian Shakespeare (1564-1616), autor de Romeu e Julieta, Hamlet e inúmeras outras obras.

Espanha: O renascimento teve inicio bem cedo nessa região, quase ao mesmo tempo que na Itália, apesar disso a cultura renascentista sofreu por conta da perseguição da igreja com a inquisição, o grande escritor espanhol foi Miguel de Cervantes Saavedra ( 1547-1616) que escreveu Dom Quixote.

França: O renascimento foi um movimento principalmente literário e filosófico nessa região, podemos destacar o autor literário François Rabelais (1495-1553?) e no âmbito da filosofia Michel Montaigne (1533-1592) que escreveu Ensaios, reflexões filosóficas feitas a partir de leituras dos autores clássicos. (DIVALTE, 2002)















Fonte das Imagens:


Nenhum comentário:

Postar um comentário