domingo, 18 de setembro de 2011

Arte Noveau e Arte Decó

Breve Contexto
 A arte Noveau floresceu entre os anos de 1890 e 1910, iniciado-se na Inglaterra e se. expandindo pela europa e outras partes do mundo posteriormente.
É caracterizada pelas formas longas, sinuosas e seus temas principais são flores e ramos vegetais que criam uma junçao entre estrutura e ornamento.
Este  movimento é caracterizado como estilo de arte decorativa e em grande parte foi inspirado pelo trabalhos de artistas como Paul Gauguin e Tolouse  Lautrec e pelas gravuras japonesas unindo a arquitetura, a escultura, as artes plásticas e decorativas.~
Os artistas da Art Noveau utilizavam o desenho inicialmente para a execução de obras em pequena ou grande escala, os trabalhos desenvolvidos na linguagens do desenhos eram estilizados.
Uma representação estilizada é uma representação simplificada, que não tem preocupação de ser realista, mostrando apenas o essencial.

A Art Decó foi outro movimento muito importante nas artes decorativas. Seu nome vem de Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, que foi uma exibição de artes decorativas e industriais ocorrida em Paris em 1925.
Esse estilo se difundiu na década de 1920 e era baseado em formas geométricas que tornava o objeto sofisticado e original, uma das características marcantes são os contornos definidos e uso de novos materiais para a época como o plástico por exemplo.
Apesar dos objetos Art Decó não terem sido produzidos em massa, suas linhas refletem o acabamento industrial.
Vicente do Rego Monteiro é conhecido como um artista brasileiro desse movimento." ( Brioschi, 2003)

Sugestões para atividades práticas:
A partir do texto acima, os alunos da 8ª série 01 da E.B.M.Profª Lúcia Tschoeke desenvolveram quatro propostas voltadas para os conteúdos abordados tendo a seguinte ordem:

-Desenho estilizado no estilo Art Noveau sobre uma flor ( desenho de observaçãp)
-Desenvolvimento de um trabalho com características do Art Noveau, utilizando colagem de alimentos.
-Desenho  de observação de uma cadeira em quatro ângulos diferentes.
-Criação de um desenho de uma cadeira seguindo as características do Art Decó.

Foram necessários seis aulas para a conclusão dos trabalhos, tendo resultados muito bons e que podem ser conferidos abaixo:









Nenhum comentário:

Postar um comentário