segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Neoclassico


" A partir de 1780 até 1820, a arte neoclássica revive o classicismo na pintura, na escultura, na arquitetura e no mobiliário consistindo uma clara reação contra o enfeitamento do Rococó.
O século XVIII tinha sido a idade das Luzes, através dos filósofos se pregava o evangelho da razão e da Lógica.
O iniciador da nova tendência fiu Jacques-Louis David (1748-1825), pintor e democrata francês, que imitava a arte romana e grega para inspirar a nova República Francesa.
Em 1738, a mania da arqueologia invadiu a Europa, Pompéia e Herculano ofereciam a visão de uma arte preservada.

Algumas pessoas levavam a sério a idéia de viver à maneira grega, não só andavam de túnicas curta, como se banhavam no rio Sena.
Os líderes das escolas de arte e das academias reais francesas e britânicas davam todo o apoio ao movimento neoclássico e pregavam que a razão devia ditar a arte e não a emoção.
Os fundos da pintura geralmente era composto por arcos ou colunas, e a simetria substituíam as curvas irregulares.
As ruínas romanas inspirava novas construções no mesmo estilo, o pórtico do Panteon de Paris, com colunas e cúpula corintias, copiava exatamente o estilo Romano como podemos ver na figura ao lado.



Em Berlim, o portão de Brandenburg era uma réplica da entrada de Atenas, com uma carruagem romana no alto. A transição nesse período é do Rococó para o clássico, reação aos excessos das formas Luís XV, as grandes obras começam a ser construídas Paris, Marquês de Vandiéres foi diretor das construções da aristocracia e era cunhado de Madame de Pompadour.

Inicia-se uma imitação direta da Antiguidade, a aristocracia não produzia nada, era uma vida vazia cheio de festas e voltada ao luxo, havia uma certa insatisfação com Luís XV, a classe de operários trabalhavam em exesso para sustentar a aristocracia.
Buscar os valores gregos de certa forma era tentar impor uma nova ordem social, a revolução francesa é um marco da humanidade onde termina a transição( 1774). Acontece nesse período construções de museus como o Louvre, os artistas começam a expor de forma independente. A escola militar de Paris é outro grande exemplo da volta aos ideais clássicos."( STRICKLAND, BOSWELL 1999).




Pintura

" Na pintura, a tendência anti-rococó, inicialmente esteve ligada a uma questão de conteúdo do que de estilo, a obra do artista Jean Baptiste Greuze intitulada "A noiva da aldeia" é aclamado como uma obra de arte, em sua obra geralmente é composta de muita luminosidade com sombras precisas sobre os elementos retratados, derivada de Caravaggio.
Jacques Loius David transmite uma sensação de vida, Sócrates em vias de beber sua taça de veneno, se assemelha com a figura de Cristo com doze discípulos como podemos ver na figura abaixo.



Jacques Louis David. A morte de Sócrates 1787






David teve uma participação ativa na Revolução Francesa, durante alguns anos praticamente controlou as atividades artísticas da nação, nesse meio tempo pintou sua maior obra,' A Morte de Marat', criando uma profunda emoção, a pessoa retratada era um dos líderes políticos da revolução e havia sido assassinado em sua banheira, sofria de um problema de pele e fora assassinado com uma facada. A pose de Marat originou-se de uma figura adormecida provavelmente de Cúpido e Psiquê.
Ao lado podemos perceber a cena onde Marat produzia seus escritos sobre uma prancha, que servia de escrivaninha.
"Um dia, uma jovem senhora chamada Charlotte Corday introduziu a faca no corpo de Marat enquanto ele lia uma petição, David compôs a cena com uma exatidão rigorosa."
(J.W.Hanson, 1996)











"Na primeira metade do século XIX, a arte se transformou numa disputa entre dois pintores franceses : Jean Auguste Dominique Ingres (1780-1867) e Eugéne Delacroix (1798-1863).
Ingres era neoclassico enquanto Delacroix era um artista defensor do romantismo. "( Strickland, 1999, p.70)
Segundo Strickland, Ingres frequentava a escola de arte quando criança, aos 17 anos fazia parte do ateliê de Daivd, nunca deixava que suas pinceladas aparecessem, sua obra inicial se baseou em modelos das pinturas dos vasos gregos, após o surgimento de Delacroix e Géricault o artista pedia cuidado contra o uso das cores fortes, que causavam um impacto visual tremendo.
"A disputa acabou virando xingamentos, com Ingres rotulando Rubens, o herói dos românticos, de aquele açougueiro flamengo, considerava Delacroix como o diabo encarnado. Certa vez quando Delacroix saiu do salon, depois de pendurar uma pintura, Ingres comentou: " Abram as janelas , porque está cheirando enxofre."Os românticos caracterizavam as pinturas de Ingres de "desenhos coloridos". ( STRICKLAND,BOSWELL 1999, p.70)
Ao lado vemos a pintura intitulada "Retrato da Princesa de Brogile, 1853 . A obra traz formas claras e uma composição equilibradas do Neolássico.




Escultura

A escultura neoclássica segue os padrões da pintura e arquitetura, " a arte do retrato provou ser o melhor campo para escultura neoclássica em relação à criação, pois o artista moderno jamais seria capaz de competir com as esculturas da antiguidade, um dos artistas que podemos destacar no campo da escultura é Jean Antoine Houdon, ao lado vemos uma obra do artista cujo o título é Voltaire, 1781 com a altura de 1,19m confeccionado em mármore e que hoje se encontra no Museu Fabre, Montpellier, França.(J.W.Hanson, 1996,p.308)
A obra traz um realismo surpreendente, temos a sensação que Voltaire se levantará a qualquer momento.










Contextualizando a Revolução Francesa

Os trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial, pagavam altos tributos à nobreza, vivendo em estado de extrema pobreza.
Em 14 de julho de 1789 o povo revoltado foi as ruas para tomar o poder de Luís XVI, uma das primeiras atitudes foi a tomada de Bastilha.
O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade."
A nobreza tenta fugir mas é capturada, Luís XVI e Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793 e o clero tem seus bens confiscados.
" A revolução Francesa foi herdeira das idéias iluministas, e entre os grupos havia diferentes propostas de construção de um novo Estado. Havia revolucionários que entendiam que a monarquia constitucional era o melhor regime político; outros queriam um governo democrático que atendesse a todas as camadas da população.
Quando a revolução começou a revolução permitia várias possibilidades surgem dois partidos conhecidos como girondinos e os jacobinos.
Os gerondinos eram compostos pela alta burguesia, enquanto os jacobinos eram representados pela baixa burguesia, em 1795 os gerondinos assumem o poder e é aprovada a nova constituição, General Napoleão assume o poder.

O período de Napoleão durou cerca de 15 anos e iniciou-se através de um golpe de estado, dissolvendo o Diretório e estabelecendo um novo governo, denominado Consulado.
Em 1799 foi promulgada uma nova constituição que ampliava os poderes de Napoleão
Em 1804 por meio de um plebiscito que obteve 60% de aprovação dos votos, foi restaurada a monarquia e Bonaparte tornou-se imperador da França.
Ainda durante o consulado, em 1800 foi criado o banco da França. que passou a controlar as finanças públicas.
A economia nacional era estimulada e atendia as necessidades da elite burguesa, ainda em 1800 s Inglaterra,Prússia, Rússia e a Áustria uniram-se para lutar contra as tropas francesas que avançavam sobre o território europeu.
A vitória da marinha inglesa em 1805, mostrava que seria muito difícil uma vitória militar sobre a Inglaterra, por isso Bonaparte resolveu combater os ingleses atancando sua economia.
Em 1806, foi decretado bloqueio continental foi nesse momento que a família real portuguesa fugiu para o Brasil, por volta de 1812 o império Francês atingiu sua expansão máxima.
Crises internas, o governo de Paris teve de enfrentar muitas rebeliões além da manutenção do império, ao invadir a Rússia em 1812 as tropas de Napoleão viram-se sem alimentos e sem abrigo, a população russa queimava as plantações a medida que recuavam da invasão francesa.
Com a chegada do inverno, o exército foi dizimado pelo frio, acredita-se que o grupo que invadiu a Rússia era formado por quinhentos ou seiscentos mil soldados, desse total somente trinta ou quarenta mil conseguiriam voltar para a França.
Depois disso, formou-se uma nova coligação entre Inglaterra, Áustria, Rússia e Prússia para combater o exército francês, Paris foi invadida em abril de 1814.
A monarquia Bourbon voltou ao poder, Luís XVIII, irmão de Luís XVI assumiu o trono francês.
Bonaparte reassumiu o governo mas por pouco tempo, cerca de cem dias, Luís XVII assumiria novamente o governo após a batalha de Waterloo e Bonaparte seria exilado na Ilha de Santa Helena até sua morte em 1821."( PETTA, OJEDA, 1996)
A nova monarquia não era absolutista, mas parlamentar onde "o poder encontrava-se nas mãos de duas assembléias: a Câmara dos Pares e a Câmara dos deputados.
Altos e baixos foram marcantes até 1850, no dia 9 de dezembro de 1851, Luís Napoleão com apoio da sociedade Dez de Dezembro dissolveu a assembléia e proclamou-se presidente por dez anos, mas um ano após não satisfeito se proclamou Imperador da França, finalmente imitaria seu tio.( PEDRO, ANTONIO, p.223)








Fonte das Imagens
Acesso - 11/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário