domingo, 20 de novembro de 2011

Projeto Arte da África -Ed. Infantil

Durante o mês de novembro de 2011, as crianças da Pré Escola Abelinha Feliz vivenciaram  nas aulas de artes o projeto Arte da África.
O projeto foi iniciado através de um dvd com  pequenos vídeos sobre dança, fauna e flora, costumes africanos e alguns instrumentos de músicas utilizados no continente africano. Muitos alunos não conseguiram se conter e dançaram junto com os vídeos. Até o professor  entrou no ritmo.
Na aula 2  utilizamos a brincadeira caça aos animais africanos. Essa brincadeira consiste em um brincadeira de pegar, onde existe um caçador e grupos de animais. Cada vez que o locutor chama o nome de um determinado grupo de animais, os mesmos devem sair de seu enconderijo  e devem correr o outro esconderijo combinado. Ao ser pego pelo caçador, o aluno se transformará  automaticamente em um caçador.
As crianças gostaram muito da brincadeira, creio que seja uma ótima alternativa para se trabalhar com expressão corporal.
Na  terceira aula vimos a história "As tranças de Binton" e em seguida cada um produziu um desenho sobre a história.
Na quarta e na quinta aula, fizemos uma família africana com moldes pré elaborados em papel cartão de um pai, filho e uma mãe.
Na sexta aula fizemos um leão africano utilizando as pontas dos  dedos e tinta guache.
A sétima foi usada para as crianças produzirem  uma girafa contornando um molde pré estabelecido e  utlizando  tinta guache no preenchimento, cada criança contornou sua girafa no papel.
A  oitava aula fizeram  um elefante também com moldes pré estabelecidos que  traziam duas peças: o corpo e a cabeça.
Na nona aula as crianças pintaram as ampliações feitas pelo professor em papel craft que traziam desenhos que remetiam habitantes da África.
E para finalizar, na décima aula as crianças produziram pinturas utilizando pigmentos naturais.
Um painel foi montado  com alguns trabalhos selecionados, abaixo podemos conferir algumas fotografias:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário