sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Experiências Musicais

A lei nº 11769 foi aprovada em agosto de 2008 e as escolas tiveram até 2011 para se adaptar.
O professor de artes passou a ser responsável em repassar conteúdos voltados à música dentro da disciplina de Artes.
Em São Bento do Sul os professores da rede municipal já trabalhavam com a música através do livros "Arte" da editora Módulo ( para os anos iniciais)  e "Arte e Música" para os anos finais.
Confesso que no ínicio dessa mudança fiquei muito preocupado. O meu maior medo era ensinar "errado" algo que mal tinha domínio.



Dentro do curso de Artes da Faculdade não tivemos formação musical e grade estava voltada apenas às linguagens plásticas.
Em 2011 acabei trabalhando a Música  apenas com  os anos inciais. Com a excessão  do  8º Ano 01, onde  trabalhamos a questão do Rap.

No 5º Ano 01, iniciamos o conteúdo de música com "O caso do assassinato musical" contido no livro "Arte" da editora Modular.  A  história  apresenta  um assassinato que ocorreu durante a apresentação de uma orquestra.
Na medida em que pistas são apresentadas os alunos aprendem sobre: orquestra, os tipos de instrumentos utilizados na orquestra, a disposição  dos instrumentos musicais, instrumentos de cordas, instrumentos típicos de vários lugares do mundo, instrumentos de sopro e de percussão.
Os alunos ficaram bem empolgados em tentar solucionar o caso.
Durante a resolução do caso, tivemos  atividades práticas.
 A primeira atividade propôs aos alunos desenharem os sons dos instrumentos musicais, formando assim  uma partitura abstrata.
A segunda atividade consistiu na construção de dois instrumentos musicais: o xilofone e o "music pet" ( feito a partir de duas garrafas pets).
Posso dizer que o material apresentado no livro é muito bom.
Depois estudamos sobre a Voz - grave e agudo e os alunos tiveram como desafio cantar uma música utilizando o grave ( grosso) e o agudo (fino)  com os instrumentos musicais produzidos pelos mesmos.
Nos vídeos abaixo   podemos conferir:

Durante o estudo da orquestra descubrimos um grade talento. Trata-se do aluno Daniel, olhem o potencial do garoto para cantar ópera:








No 4º ano 01 iniciamos o conteúdo com a ópera Flauta Mágica de Mozart, o livro trazia informações à respeito. Ouvimos trechos da ópera e os alunos fizeram uma ilustração sobre a parte da história que mais lhes chamaram a atenção. Em seguida vimos alguns tipos de instrumentos e estudamos sobre o humorismo.
Finalizamos com a proposta de elaboração de um programa de Rádio-humor, onde os alunos confeccionaram seus próprios rádios além de um enredo de um programa de humor.

No 3º ano 01 iniciamos o conteúdo através da história da Maria Angula, onde trabalhamos os contos de terror e o uso da voz grave e aguda. Em seguida os alunos apresentaram novas formas de se fazer músicas utilizando objetos para produzir sons diferentes.
Para finalizar, propôs um show de paródias que pode ser visto no vídeo abaixo:




No 2º Ano 01, estudamos à respeito das propriedades do sons e o uso das vozes de maneira lúdica. Os alunos elaboram um show musical que pode ser visto abaixo:




Confesso que foi pouco e que  apesar de ter trabalhado de maneira tímida, o resultado foi muito bom. Espero poder explorar com mais tempo, novas possibilidades de atividades voltadas à música em 2012.


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