terça-feira, 2 de novembro de 2010

Outros Ismos



Inicio do Expressionismo
Podemos dizer que o maior artista do Expressionismo foi Edvard Munch(1863-1944)," embora tenha passado algum tempo em Paris, onde teve contato com o impressionismo e pós-impressionismo, o período mais produtivo de Munch foi entre 1892-1908, em Berlim.
Produziu nesse período pinturas, litogravuras e xilogravuras que expressavam a angústia moderna.
O artista sempre transpareceu a melancolia, chamava seus quadros de filhos, teve uma infância traumática, sua mãe e a irmã mais velha morreram de tubercolose, quando pequeno foi criado pelo pai que era um fanático religioso, tinha tanto medo do pai que exigiu que "Puberdade", o seu primeiro nu, permanecesse coberto numa exposição em Oslo, a que seu pai compareceu.
Internado por depressão num sanatório, descobriu que seus problemas eram catalisadores de sua arte.
O artista se especializou em pintar emoções extremas tais como ciúmes, desejo sexual e solidão.
A obra mais famosa do artista é "O Grito" que foi produzida em 1893, a obra pode ser vista ao lado; representa o medo, se caracteriza por linhas que oscilam e se agitam. Munch foi um precursor do Ex-expressionismo.





Simbolismo

O simbolismo foi um movimento que floresceu na última década do século XIX, foi um movimento artístico e literário, pintores como Odilon Redon e Gustave Moreau, outro artista muito importante desse movimento foi Henri Rousseau, era um pintor frânces que largou o emprego ao quarenta anos para pintar em tempo integral, trabalhava em suas telas de modo para não deixar nenhuma pincelada visível.
Suas figuras são caracterizadas como chapadas, com perspectivas muitas vezes deformadas.
Era um homem simples que cantava alto quando estava produzindo suas obras, boa parte do público simplesmente não gostasse de suas obras, os pintores franceses o reconhecia como sendo um pintor original, ao lado vemos a obra intitulada " A cigana adormecida produzida pelo artista em 1897.
Odilon Redon influenciou os surrealistas, algumas de suas produções consistiam em criaturas imaginárias retratando também insetos macabros, monstros, plantas com cabeças humanas e balões que lembram o globo ocular, em "Orfeu", o artista dez uma alusão ao músico da mitologia grega, sua cabeça decepada flutua no ar, as telas de Redon refulgem em cores.
Abaixo podemos conferir a obra "Orfeu", Redon, 1913." (STRICKLAND, BOSWELL, 1999)



"O simbolismo iniciou como um movimento literário e não demorou muito para se infiltrar nas artes visuais.Inspirados pela poesia simbolista, os pintores dessa vertente usavam cores emotivas e imagens estilizadas para trazer ao observador os sonhos e estados de espíritos que experimentavam". ( BECKETT,1997)





Fonte das Imagens
Acesso- 12/01/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário