domingo, 21 de agosto de 2011

Escultura O santo e o profano

Para o segundo bimestre da disciplina de Escultura, a professora Eliana propôs um novo desafio, criarmos uma escultura de 90cm se baseando no tema: O Sagrado e o Profano.

Poderíamos usar qualquer material, decidi que parte de minha forma teria rostos humanos e uma serpente, pesquisei e concluí que o material ideal para desenvolver essa idéia seria a argila, por conta de ser um material fácil de modelar.

A idéia era criar um tóten,na base eu usaria três televisores pequenos, logo acima da peça de argila eu colocaria uma maça, fazendo referência ao fruto do conhecimento do bem e do mal descrito na Bíblia no Antigo Testamento. Quando eu ainda estava modelando as formas eu me perguntava, o que tem de sagrado ou profano nisso? Quando esses termos vêm á tona, a primeira idéia que nos vem á cabeça, é que se trata de algo ligado ao religioso.

Para os cristãos a Bíblia è um livro sagrado, tendo em vista que todas as histórias descritas nele aconteceram.

Para outros, esse mesmo livro e suas histórias não passam de fábulas.

Decidi fazer referência à Adão e Eva, primeiro casal de que se tem noticia no Cristianismo, eles eram seres perfeitos, e viviam num jardin em meio a natureza, podiam comer de todo o fruto, menos o fruto do conhecimento do bem e do mal.”, ordem que foi quebrada por Eva ao ser enganada pela serpente.

Quando analisada a linha da qual eu trabalhei, pode-se considerar que a peça ficou na linha do contemporâneo, por conta das figuras humanas que remetem a idéia de estarem saindo de um tronco, também usei de base três televisores, me referindo que sagrado e profano tem outros conceitos, ou referências nos dias de hoje, a televisão tornou-se um objeto de veneração para muitas pessoas, perde-se muito tempo diante de um televisor, ao meu ponto de vista, existe manipulação do sistema e lavagem cerebral, é claro que existem seus pontos positivos, informações são divulgadas, cultura e lazer também, mas em quantidade escassa, o povo pára diante da tv para ver se fulano vai ficar com ciclana ou se fulano é o golpista ou vilão de uma tele novela por exemplo,um televisor para muitos funciona como espécie de ser divino, outros no entanto, considera todo o seu efeito como profano.

“Num mundo contemporâneo, assistir à televisão tornou-se num dos passatempos mais importantes na vida de crianças e adolescentes, onde em praticamente todos os lares, seja qual for o estatus social, o televisor encontra-se presente, substituindo inclusive a presença materna e paterna, coisas essenciais para o desenvolvimento das crianças. Não existem dúvidas relativamente à importância da televisão nos dias de hoje, devido à sua capacidade para entreter, informar, acompanhar as crianças, entre outros. Apesar das suas virtudes, a televisão pode também exercer uma influência negativa e indesejável, principalmente nos mais jovens.

Na relação televisão/crianças existe a denominada aprendizagem. Mas a questão que devemos colocar é: que tipo de aprendizagem? Na maioria das vezes pode-se aprender coisas que são inapropriadas ou incorretas, pois, principalmente entre as crianças, ocorre a não diferenciação entre a fantasia apresentada na televisão e a realidade, realidade bastante perigosa. A excessiva exposição das crianças em frente à televisão aborta também outras contrariedades, pois estas, as crianças, correm um risco muito superior de: fazer menos exercícios; ler muito menos; aumentar de peso; apresentar pior desempenho escolar.

Esta realidade e fatos encontram-se comprovados e não podem ser analisados de ânimo leve, devendo ser analisados com clareza e rigor. Neste sentido, segundo um estudo realizado em crianças nos EUA, por cientistas da Universidade de Massachusetts, a televisão ligada pode ter influência negativa no desenvolvimento da criança mesmo que esta não esteja a olhar para o televisor.

O estudo passou por uma fase prática bastante interessante, em que cerca de meia centena de crianças, com idades compreendidas entre os 1 e 3 anos, brincaram num laboratórios durante uma hora, em que metade do tempo com a televisão ligada e a outra metade com a televisão desligada. Enquanto a televisão esteve ligada, detectou-se que apenas cinco por cento das crianças olharam para a tv, algumas delas apenas por segundos.

Apesar desse fato, os resultados revelaram que, no período em que a televisão esteve sintonizada, as crianças brincaram durante menos tempo e estavam precisamente menos concentradas nos brinquedos., a televisão pode afetar o comportamento na hora de brincar, mesmo que as crianças não estejam muito atentas ao que está a passar na televisão. Assim, torna-se importante que se criem mecanismos para uma orientação mais adequada para que os seus filhos aprendam a usar a televisão de uma maneira mais saudável e positiva, em que a escola e as famílias são elementos preponderantes para que essa orientação dos mais jovens seja realmente alcançada.”(1)

Para os cristãos a Bíblia è um livro sagrado, tendo em vista que todas as histórias descritas nele aconteceram.

Para outros, esse mesmo livro e suas histórias não passam de fábulas.

Decidi fazer referência à Adão e Eva, primeiro casal de que se tem noticia no Cristianismo.

E viviam num jardin em meio a natureza, podiam comer de todo o fruto, menos o fruto do conhecimento do bem e do mal.”, ordem que foi quebrada por Eva ao ser enganada pela serpente.

Analisando o trabalho ao olhar cristão, tudo está de acordo com a cena, onde há uma arvore da qual o casal Adão e Eva não poderiam desfrutar, antes do pecado a serpente não era um símbolo profano ou seja, não passava a idéia de algo que representasse o mal, por isso eu não quis colocar uma maçã mordida , confeccionei 4 rostos humanos no tronco da árvore, dando um duplo sentido, fazendo referência de que a serpente não estava sozinha para tentar enganar Eva, quis me referir que haviam anjos caídos acompanhando a serpente, o outro sentido refere-se que os rostos tivessem uma relação com os televisores, Alguns cristãos dizem que a árvore do conhecimento do bem e do mal tinha apenas um fruto, então resolvi colocar mais de um fruto.

Sabemos que o termo sagrado e profano podem ter inúmeros sentidos e significados.

Levando em conta o significado do dicionário “sagrado” é relativo aos ritos e cultos religiosos tendo significados de puro, santo e inviolável.

A palavra “Profano” está vinculada ao secularismo e também ao não sagrado, tendo assim aspectos contrários aos costumes religiosos.

Se formos levar em conta apenas o lado religioso, ainda assim será difícil expressar uma idéia levando em conta o sentido exato do significado dessas palavras. No mundo existem mais de 8mil religiões cristãs, não levando em conta as religiões orientais ou seitas.

Dentro do Cristianismo existem certas crenças em comum, o fato de crer em um batismo, ressurreição, céu, inferno e em Cristo são algumas delas, porém com inúmeras interpretações .

Para o povo católico por exemplo existe a adoração de imagens e a doutrina do purgatório, coisa que não é encontrada nas doutrinas e práticas das igrejas evangélicas .

Uma imagem para um católico se torna sagrada, no entanto para um evangélico o mesmo objeto adorado torna-se um hábito profano.

Para um adventista do sétimo dia o hábito de comer carne de porco e trabalhar no Sábado tornam-se hábitos profanos, no entanto trabalhar no sétimo dia da semana e comer carne de porco para outras denominações religiosas são práticas comuns.

O que eu quero dizer com tudo isso é que mesmo dentro do Cristianismo não há um sentido exato e comum do que o sagrado e o profano possa representar.

Quando envolvemos outros tipos de religiões, o tema profano e o sagrado abrangem outras coisas, além de credos religiosos , a cultura passa a fazer parte.

Sabemos que o Brasil é um grande produtor de carne, quando a carne é exportada para países do oriente, em especial para países que tem a religião islâmica predominante, o abate feito para a direção da Meca, sendo assim uma exigência indispensável.

No Hinduísmo que é uma religião oriental, a vaca deixa de ser um animal e passa a ser um ser Divino merecendo assim uma veneração, lá a vaca é um ser sagrado, já no Ocidente nós damos outros papéis para a vaca: comer sua carne e tomar seu leite.

Para os Hindús o fato de nós comermos a carne de um ser Divino nos torna profanos.

Através desses exemplos podemos dizer que muitas coisas que são sagradas para alguns, podem não ser sagradas para outros e o mesmo ocorre com o termo Profano.



Após ler alguns artigos na internet sobre antropologia (ciência que tem o homem como centro de estudo)juntamente com a Filosofia, o santo e o profano são relativos ao bem e ao mal, sendo que o mal só existe por conta do bem e o bem só existe por conta do mal, pensando assim podemos dizer que o profano só existe por conta do sagrado. “Sagrado e profano são duas categorias utilizadas pelos atropólogos para analisar símbolos sociais. O sagrado seria anormal, especial, do outro mundo, real e tabu. O profano seria normal, quotidiano, deste mundo, plebeu e permitido. Num ritual religioso como a consagração de um cavaleiro pela Rainha da Inglaterra, o sagrado toca o profano, e este se sacraliza.” (2)





Concluo dizendo que as coisas do nosso cotidiano também podem ser consideradas como sagrado ou profano, nossa educação, nossos preceitos, nossa forma de pensar , nossos sonhos ou até mesmo a forma de que agimos dão significados Sagrados ou Profanos á nossa vida.








Referências Bibliográficas



(1)http://www.mundodacrianca.co.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=48




 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário