segunda-feira, 30 de abril de 2012

A arte do consumismo

No final do primeiro bimestre de 2012, os alunos do 8º Ano 01 da E.B.M.Professora Lúcia Tschoeke estudaram a respeito da Arte Pop.
Segundo Brioschi (2003), damos o nome de Arte Pop ao movimento de arte que começou no final da década de 1950 e durou até a década de 1970. 
A Arte Pop  tratava de temas populares e comuns, onde os artistas retravam fatos do cotidiano e do consumismo. Para o artista pop, as embalagens de supermercado, as propagandas, as histórias em quadrinhos e os ícones pops do cinema e da música, eram temas para a arte.
A partir desses pensamentos, usavam técnicas de reprodução de imagens, por meio da serigrafia, colagem com imagens de revistas e materiais como o plástico. para fazer esculturas. Esse movimento aconteceu principalmente na Inglaterra e Estados Unidos e influenciou artistas de outros países também.
Após conversarmos sobre as informações acima, os alunos fizeram duas atividades práticas.
A primeira atividade prática consistiu na temática "A cultura do consumismo", onde os alunos foram levados a a refletir sobre o consumismo  presente em nossas vidas. 
Nesta atividade, os alunos utilizaram uma folha de papel vegetal, onde reproduziram imagens de ícones da música  e do consumo.Logo em seguida, coloriram as imagens de acordo com a arte pop, que evidencia  o contraste e as   texturas.
A segunda atividade prática consistiu na releitura do artista Andy Warhol, que reproduziu a imagem de Marilyn Monroe utilizando técnicas de Serigrafia. Para esta atividade foi necessário fotografar cada aluno e editar as fotos para que ficassem dentro da temática da obra do artista.
Abaixo podemos conferir alguns registros dos trabalhos selecionados pelos alunos e que foram expostos:


























2 comentários: