sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Têmpera

Segundo Gabriela Brioschi, e ste é o nome que se dava às tintas em que o pigmento era dissolvido em àgua e algum tipo de cola. Mais tarde esse nome passou a designar uma tinta feita à base de ovo. A têmpera foi muito usada na idade média na Europa, onde pintavam-se painéis em madeira ou na parede trazendo praticamente somente imagens religiosas.
O ovo funciona como cola (veículo) que "gruda" o pigmento à superfície a ser pintada. A superfície onde pintamos é conhecida como suporte.
Muitas vezes o detergente ou solventes são utilizados como conservantes, impedindo por muito tempo que o ovo apodreça.
As tintas industrializadas aparecem somente no século XIX, por muito tempo as tintas foram produzidas  semelhante à técnica de têmpera. A tinta  geralmente é composta por pigmento ou corante (cor), veículo (substância que cola) e solvente ( regula a espessura dessa combinação).

Modo de fazer:

1- Bata um ovo com garfo em um recipiente, até a clara e a gema ficarem completamente misturadas
2- Acrescente uma colher de água e bata mais
3- Adicione 5 gotas de detergente e misture
4- Esta é a mistura base ou o veículo para a sua tinta;
5- Adicione em outro recipiente o pigmento em pó (uma colher de chà)
6-Adicione 2 colheres da mistura do ovo e mexa até ficar tudo misturado.
7- Divirta-se

Desde a arte dos gregos, a têmpera foi muito ultizada pelo homem. Na idade média, era muito usada quando se produziam retábulos, pinturas de figuras religiosas, e afrescos, na decoração de paredes. Esta arte religiosa é um exemplo de ícone bizantino (uma espécie de retábulo).

Alfredo Volpi utilizou muito a técninca de têmpera  em suas obras, sua pintura no início era naturalista, aos poucos foi se transformando em fachadas de casarios. Sua pintura a partir dos anos 60, consegue efeitos interessantes e sofisticados mesmo usando cores e formas simples.

Sugestões de Atividade:
- Produção de um trabalho artístico com têmpera tendo a  temática "Figurativo".
Essa foi a proposta desenvolvida na Escola Básica Municipal Professora Lúcia Tschoeke, na turma do 7º 01 em 2011,após o estudo dos estilos de artes.
Os alunos  deveriam produzir retratos de forma livre. Foram necessárias 3 aulas, sendo que a primeira foi utilizada para fazer a encolagem do material ( camada de cola sobre o suporte) e outras duas aulas para término da atividade. Abaixo podemos conferir registros da atividade:





















Fonte para construção do texto:
Livro Arte e Hoje 6ª série-  Gabriela Brioschi, ftd- 2003

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Muito interessante! Abraços

    ResponderExcluir
  2. e taolegal a tinta tempera eu amei

    ResponderExcluir
  3. É eu tbm achei legal e interessante a atividade, só os desenhos que ficou feios.🤮🤮

    ResponderExcluir