sexta-feira, 1 de abril de 2016

Projeto Luz, Sombra, Ação!



Durante parte do 1º Bimestre na disciplina de Arte, os alunos das turmas dos 3º anos  da EBM Garibaldina S. Fuginaga e EBM Sophia Schwedler vivenciaram a linguagem do teatro de uma maneira diferente, por meio da contação de histórias elaboradas pelos mesmos.
De acordo com o livro Coleção Escola Interativa da editora expoente, o teatro de sombras é uma arte muito antiga e teve origem na China. Segundo a lenda, há muito tempo atrás, um imperador ficou muito triste com a morte da sua bailarina preferida. Ao saber da morte, ordenou que um mago trouxesse a bailarina novamente à vida e caso não conseguisse o mago seria decapitado. O mago resolveu enganar o imperador colocando um pano branco e encenando através de objetos a sombra da tal bailarina. Essa apresentação, acompanhada pelo som de uma flauta, permitiu surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com graciosidade e leveza. Nesse momento, teria surgido o teatro de sombras.
Após a socialização de informações a respeito do surgimento do teatro de sombras, os alunos
produziram um estudo sobre a criação de um personagem, onde definiram o nome de cada personagem e outras características tais como: idade, origem, onde vive, qualidades e defeitos.
Dando sequencia ao projeto, a classe foi dividida em grupos com o objetivo da criação de um roteiro para uma história a ser encenada pelos grupos.
O resultado final foi muito interessante e cada grupo pode contar a sua história elaborada.
Aqui podemos conferir alguns registros do projeto:













Um comentário: