sexta-feira, 27 de julho de 2012

Instalação Coletiva

No segundo bimestre de 2012, os alunos do 9º Ano 01 da E.B.M.Professora Lúcia Tschoeke, estudaram sobre a linha do tempo na história da arte.
 Para entendermos melhor a linha do tempo, cada aluno ficou responsável em pesquisar sobre um período diferente da história.
Montamos a linha do tempo a partir de resumos feitos pelos alunos.
Em seguida, conversamos sobre a arte contemporânea e sobre o conteúdo do livro que apresentava informações sobre as linhagens da instalação e performance.
Segundo Brioschi(2003), a instalação é uma arte tridimensional que envolve a ocupação de um espaço  e esse termo começou a ser usado a partir de 1970 e algumas instalações são efêmeras.
No ano de 2011, os alunos confeccionaram maquetes sobre ideias de ocupação do espaço escolar.
Neste ano, decidimos  produzir uma instalação coletiva. Para isso escolhemos  um tema e um símbolo que representasse tal tema.
O tema escolhido foi a liberdade e o símbolo foi a borboleta. Cada aluno produziu 10 borboletas em EVA, e posteriormente fizeram colagens de palavras que remetessem a liberdade de forma sutil.
E para finalizar, penduramos as borboletas em linhas de naylon  que estavam presas ao teto.
Abaixo confira imagens do trabalho coletivo:












Em 2011, assistimos vídeos que continham performances de diferentes artistas de Joinville. Posteriormente criamos uma performance a partir do que assistimos.
Escolhemos a performance do artista joinvilense Franzoi, cujo a temática abordada no vídeo era "O que agoniza em Joinville?
Na performance o artista percorria juntamente com Linda Poll o espaço do museu de arte de Joinville, segurando uma bandeja com papéis em branco e as pessoas que estavam presente no local eram convidadas a responder a pergunta que estava escrita na camiseta dos artistas.
Em seguida, os artistas  depositaram os papéis dentro de um caixão e em um segundo momento montaram um painel com as repostas.
Adaptamos a performance, todo o grupo de alunos executou a proposta durante o recreio. Nas camisetas dos alunos continha a seguinte frase : O que agoniza em São Bento do Sul?
Em um segundo momento, elaboramos um painel com as repostas.
Algumas imagens podem ser conferidas abaixo:








Nenhum comentário:

Postar um comentário