sábado, 31 de março de 2012

Arte Surreal

Durante o primeiro bimestre de 2012, os alunos do 8º Ano 01 da E.B.M.Professora Lúcia Tschoeke, estudaram a respeito do movimento Surrealista e o Dadaísmo.
Segundo Brioschi (2003), o  Dadaísmo surgiu em meio ao clima de descrença na civilização causado pela Guerra Mundial e  tomou conta dos que acreditavam numa nova sociedade. 
Os dadaístas se reuniam em um café em Zurique, onde mostravam suas obras, recitavam poesias, liam manifestos e faziam provocações contra os valores estipulados pela civilização ocidental.
A arte produzida por eles visava o acaso e a liberdade, rompendo com as tradições  da arte.
Foram os primeiros a usar o processo aleatório para escrever suas poesias. 
A atividade prática ligada ao Dadaísmo, teve como objetivo a composição de  um poema dadaísta. Os alunos foram divididos em grupos, cada aluno escolheu vinte palavras aleatórias que foram sorteadas entre os grupos.
Cada grupo compôs seu poema utilizando as palavras e posteriormente declamaram seus poemas dadaístas.

O Surrealismo como arte, valorizou o bizarro. Muitas obras eram feitas a partir de sonhos.
Desse movimento participaram vários artistas como Max Ernst, Paul Klee, Joan Miró, René Magritte, Salvador Dali e Pablo Picasso, que influenciou artistas do mundo inteiro
Conforme Brioschi (2003), a colagem já era conhecida antes do século XX, mas até então era considerada uma atividade voltada para as crianças, feita para brincar, ou usada como decoração de objetos.
A técnica de frotagem também foi utilizada durante o Surrealismo. É uma técnica de desenho onde o artista coloca o papel sobre um material áspero e, com um lápis, esfrega até que a textura desse material apareça no papel.
Esta técnica foi criada por Max Ernst e muito usada pelos surrealistas.
Os alunos fizeram duas atividades ligadas ao Surrealismo. A primeira consistiu na temática " O Bizarro", onde  cada aluno deveria produzir um trabalho artístico utilizando recortes de revistas, com o objetivo de criar uma composição baseada no Surrealismo. Na segunda prática, cada aluno pesquisou texturas diferenciadas para a produção de um trabalho artístico baseado na técnica de frotagem.
Os trabalhos ficaram muito interessantes e foram selecionados pelos próprios alunos para serem expostos.
Abaixo podemos conferir imagens de algumas propostas:














Técnica Frotagem






2 comentários:

  1. parabéns pelo seu trabalho, e dedicação pessoas como vc merecem crescer sempre mais, (e não é na altura kkkkkkk)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Arlete, saiba que admiro muito o seu trabalho e a forma de lidar com as crianças, vc literalmente é uma grande pessoa.. hehehhe

    ResponderExcluir