sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Jogos e Brincadeiras

Atiidades desenvolvidas com  o 8ºano 01 da E.B.M.Professora Lúcia Tshoeke durante o terceiro bimestre e parte do quarto bimestre de 2011.


"Os jogos são atividades próprias dos seres humanos. O jogo também nos permite entender e respeitar a diversidade de um grupo. Nas artes cênicas é uma ótima ferramenta no desenvolvimento da coodernação motora.
Os primeiros registros da utilização dos jogos na formação de profissionais de teatro datam, do século XIV, com o surgimento da Commedia dell´Arte. Os artistas deste grupo, tinham personagens fixos e um roteiro." (Brioschi, 2003)


A partir das informações acima conversamos sobre os jogos e brincadeiras que fizeram parte da infância dos  alunos.
Na aula 2  revivemos a brincadeira "pega bandeira" na quadra aberta da escola, poucos alunos não quiseram jogar.
 
Na aula 3 apresentei informações sobre o artista Ivan Cruz que  desde a década de 90 produziu mais de 150 telas de pinturas baseadas em jogos e brincadeiras de crianças.
A partir de imagens de algumas obras do artista de tamanhos reduzidos, os alunos produziram releituras individuais. Algumas destas releituras podem ser vistas abaixo:

Imagens de obras de Ivan Cruz.









A  aula 4  foi utilizada pelos alunos para finalizar as releituras.
Na  aula 5  conversamos sobre as informações contidas no livro utilizado em sala sobre " o jogo teatral." Em seguida os alunos se dividiram em equipes  e desenvolveram uma prática de jogo teatral.
Cada equipe poderia optar por um dos exercícios propostos no livro. O primeiro jogo teatral consistia em recriar uma cena de um restaurante no tempo mínimo de dois minutos. Já o segundo jogo consistia em recriar uma cena de um jogo de futebol também no tempo mínimo de dois minutos.O restante da aula foi usado para ensaio das equipes.
As equipes apresentaram na aula 6. Depois as mesmas equipes elaboraram uma propaganda  de 2 minutos sobre um produto  fictício que foi apresentada nas aulas 7 e 8.
Para finalizar o conteúdo, as mesmas equipes deveriam interpretar uma piada que lhe agradassem e o tema  não poderia ser relacionado à religião, sexo ou preconceito e que foi apresentada na aula 9.
Foram necessárias nove aulas para a aplicação dos conteúdos "Jogos e brincadeiras"  e "Jogos Teatrais."


2 comentários:

  1. Gosto muito de ver a releitura dos meus quadros feitas pelas crianças!
    Parabéns pela iniciativa!
    Gostaria de receber por e-mail o que realizaram prá guardar junto ao meu acervo!
    Onbrigado;
    ivan cruz
    www.brincadeirasdecrianca.com.br
    ivancruz@brincadeirasdecrianca.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que prazer imenso poder contar com um comentário desses no blog. Tenho poucas fotos dos trabalhos, mas lhe mando assim que eu puder, estou em fase de estágios, tce, finalização do curso, ai quase não esta sobrando tempo para mexer no blog. Mas lhe mando assim que as coisas se acalmarem por aqui.

    ResponderExcluir