terça-feira, 7 de setembro de 2010

Império Bizantino


Como vimos anteriormente, o império romano foi dividido em duas partes: ocidental e oriental, o império do ocidente deu lugar a diversos reinos baseados em tradições germânicas e romanas, que inaugurariam um novo tipo de sociedade: a sociedade feudal.

Segundo Divalte, “ vários historiadores defendem a ideia de que a Idade Média teve seu inicio em 476, depois da morte do último imperador romano do ocidente estendendo-se sté 1453, ano em que a cidade de Constantinopla seria invadida pelos turcos, marco final do Império Romano do Oriente. A expressão Idade Média surgiu no século XIV, durante o Renascimento. (DIVALTE, 2002,p.69)






"A reconquista das províncias perdidas do Ocidente continuou sendo como um objetivo políticos dos imperadores bizantinos até metade do século VII, "os árabes, sob a bandeira do islã assolavam as províncias bizantinas, por volta de 732, um século após a morte de Maomé, ja haviam ocupado o norte da África, parte da Espanha e ameaçavam anexar a França à suas conquistas.
A igreja de Roma rompeu seus últimos laços com o oriente e procurou apoio do Norte Germânico, onde o reino dos francos sob a dinastia carolíngia que era conhecida pela força do poder imperial que detinham." (H.W.Janson, 1996, p102)




Recapitulando a Arte



Sant' Apollinare, Ravena, 533-549 d.C







A escultura teve um papel secundário no período cristão primitivo, pois remitiam a ideia de idolatria condenada por suas crenças, basicamente haviam mais painéis e relevos que também traziam cenas do cotidiano cristão.
"Os painéis em mármore eram destinados à propriedade particular, uma dessas peças é o painel do arcanjo Miguel feito logo após o ano de 500 no Império Romano do Oriente e que se encontra no Museu Britânico em Londres.)



Os romanos também usavam mosaicos, mas com uma limitação de cores, pois usavam materiais que tinham pouca variação de cores tais como o mármore e a tessela, o fim desses mosaicos era uma arte decorativa de assoalhos basicamente.




“Os enormes e complexos mosaicos cristãos eram construídos com cubos de vidro tornando as cores mais vibrantes e brilhantes, as vezes representam cenas do velho e do novo testamento servindo assim como instrumento de evangelização para aqueles que tinham acesso à bíblia.



A arte Bizantina




No reinado de Justiniano, se estabelece a supremacia do império do oriente sobre o império do ocidente, o próprio Justiniano era defensor das artes, patrocinando diversas diversas obras e construções, alguns chamaram sua época de Idade de Ouro




Em relação à arquitetura, houve um novo tipo de estrutura que marcaria uma tradição: edifícios redondos ou poligonais, encimados por um domo, estruturas semelhantes eram construídas anteriormente para servirem de túmulos monumentais pelos imperadores pagãos." (H.W.Janson, Iniciação à História da Arte,1996, p.89)



No século IV, atribuiu-se significados cristãos com construção de batistérios, entre as construções que sobreviveram ao reinado de Justiniano, a mais grandiosa é Santa Sofia que foi construída em Constantinopla entre os anos de 532-537, é tão famosa que temos conhecimento até mesmo de seus arquitetos: Antêmio de Trales e Isidoro de Mileto.





Igreja de San Vitale,, Ravena, 526- 547 d.C.


Escultura


Arte Cristã Primitiva
Segundo H.W.Janson, “Antes de Constantino, Roma ainda não era o centro oficial da fé,comunidades maiores e mais antigas existiam também no norte da África e do Oriente próximo, é provável que essas comunidades tivessem suas próprias tradições artísticas,o material que temos à respeito é estritamente escasso, quase nada temos em nos basear, somos obrigados a nos resumir basicamente em pinturas nas paredes das catacumbas onde os cristãos enterravam os mortos.
Na época de Constantino, houve um aumento de construções de igrejas para os fiéis cristãos, e o cristianismo se mesclava ao paganismo sutilmente.


O altar era a parte mais importante da nave da igreja, nas construções da igrejas eram utilizados arcos e colunas e o exterior dessas edificações eram simples, por outro lado havia uma explosão de cores em seu interior nas pinturas em paredes.


Basílica de Santa Sofia







Detalhe de um Mosaíco Bizantino

Acesso- 05/01/2010


Representação de um povo Bárbaro
Todos sabemos que a igreja católica reinava absoluta sobre toda a sociedade e perseguia quem a contrariasse, as pessoas eram impedidas de ler a bíblia que era escrita em latim.
No final do século IV, os hunos chegam à Europa contribuíndo para que povos germânicos invadissem o império por conta do medo que causavam, os bárbaros eram aqueles que sobretudo não seguiam os costumes romanos.“Em 410, os visigodos ocuparam a península Itálica, os vândalos avançaram pela península Ibérica e se estabeleceram no norte da África
No ano de 476, Odoacro que era o chefe dos hérulos, destronou o imperador pondo fim ao império do ocidente, esses acontecimentos marcam a passagem entre a Antiguidade e a Idade Média.(DIVALTE, 2002,p.70).



Assim, ao término do século V o mundo feudal começa a se formar, “os germanos traziam consigo costumes como noções de honra e lealdade.

A igreja Católica representou papel fundamental na formação do feudalismo, sua influência se alastrou entre os povos germanos e romano, aos poucos se tornaria a maior proprietária de terras de toda a Europa.


Os feudos eram núcleos com base nos quais a sociedade feudal se organizou. Por volta do ano 1000, a maioria das pessoas da Europa Ocidental viviam em feudos.
Dentro dos feudos, a agricultura era praticada de modo simples, cada família tinha de posse um lote, era utilizado um rodizio por exemplo: no primeiro ano se plantava trigo em determinado lote, no segundo ano cevada e um ano o solo ficava repousando.



O império Bizantino englobava a Grécia, a Asia Menor, a Síria atual, a Palestina, o nordeste da África e as ilhas do Mediterrâneo oriental.
"Com o passar do tempo, inúmeros elementos da cultura romana foram abandonados, o latim por exemplo foi substituído pelo grego, na cidade de Constantinopla foram realizados os primeiros concílios onde eram definidos os dogmas da igreja.
O apogeu do império aconteceu no governo de Justiano (527-565), uma das manifestações artísticas eram os mosaicos e decorações de palácios e igrejas.
A supremacia papal sobre o ocidente foi decretada em 455, mas somente no século VI, com o papa Gregório, essa supremacia se estabeleceu.



Divergências entre a igreja do ocidente e do oriente eram frequentes, em 1054 aconteceu o chamado Cisma do Oriente, que acabou dividindo a igreja católica em duas: Igreja Católica Romana e Igreja Ortodoxa Grega.

No final do governo de Justiniano o império inicia seu declínio, entre os séculos IX e XI, ocorreu um breve período de prosperidade conhecido como “renascença bizantina.
Em seguida porém a crise se instalou, com as invasões o comércio enfraqueceu e finalmente em 1453, Constantinopla foi tomada pelos turcos.
A cultura Bizantina teve grande influência sobre a Europa Oriental, como russos, armênios, búlgaros e sérvios, eles assimilaram os costumes da igreja por meio dos religiosos que eram enviados em missões de evangelização.
Durante a Idade Média as pessoas que sabiam ler e escrever, em geral pertenciam ao clero.



Monges copistas século XIII
Os monges copistas reproduziam os livros à mão, a língua pra transmitir o ensino era o latin que era falado pelas pessoas cultas e também as que pertenciam ao clero.
A principal inovação medieval no campo do ensino foi a criação das universidades.
No final do século XI, a primeira instituição de ensino superior foi a Escola de Direito de Bolonha, no norte da Italia,até o século XIV, já havia mais de quarenta universidades espalhadas pela Europa."(DIVALTE, 2002)








Mapa do Império









No governo de Justiniano houve a reconquista das terras do ocidente,com grandes esforços retomou a península Itálica,o norte da África e a península Ibérica, mas os territórios logo sofreram invasões de outros povos, com isso o domínio bizantino durou pouco tempo.





Um comentário:

  1. Muito bom seu blog. Dá uma olhada no blog: arteemacao.blogspot.com você vai encontrar muito material para baixar sobre arte.

    ResponderExcluir